SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE

PLANO MUNICIPAL DE CONSERVAÇÃO E RECUPERAÇÃO DA MATA ATLÂNTICA (PMMA) - SEROPÉDICA/RJ

Os Planos Municipais de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica (PMMA) foram introduzidos pela Lei nº 11.428, de 22 de dezembro de 2006, conhecida como Lei da Mata Atlântica, e regulamentados pelo Decreto nº 6.660, de 21 de novembro de 2008, que estabeleceu seu conteúdo mínimo (MMA, 2017). Entende-se que o PMMA é o principal instrumento de gestão do Bioma Mata Atlântica, reunindo e normatizando os elementos necessários à sua proteção, conservação e recuperação.


A Lei da Mata Atlântica, instituída pela Lei Federal nº 11.428/2006, dispõe sobre a proteção 
e utilização da vegetação nativa no Bioma Mata Atlântica e tem por objetivo geral garantir o desenvolvimento sustentável, tendo como premissas a salvaguarda da biodiversidade, da saúde humana, dos valores paisagísticos, estéticos e turísticos, do regime hídrico e da estabilidade social (BRASIL, 2006).


Para contribuir no planejamento estratégico do município de Seropédica/RJ 
sob a ótica desses contextos, o Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica do município foi objeto de um diagnóstico, envolvendo quatro dimensões (remanescentes de Mata Atlântica; vetores de desmatamento ou destruição da vegetação nativa; capacidade de gestão; e planos e programas), além de questões importantes relacionadas à mudança do clima, as quais estão incluídas na “quinta dimensão” (análise dos riscos climáticos).

 

Acesse o Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica do município de Seropédica/RJ no botão abaixo e faça o donwload:

2ª Edição Colônia "De Férias na Floresta"

SEMAS realizou a 2ª edição da Colônia "De Férias na Floresta", entre os dias 12 a 14 de dezembro de 2023, na Floresta Nacional Mário Xavier/ICMBio. O objetivo da Colônia é mostrar as crianças a importância de preservar o meio ambiente, fazendo educação ambiental de forma divertida, conhecer a Flona Mario Xavier situada dentro do município de Seropédica, de forma lúdica e o contado com a natureza.

Colônia "De Férias na Floresta"

A colônia de "Férias na Floresta", foi realizada pela SEMAS nos dias 18, 19 e 20 de julho, na Floresta Nacional Mário Xavier/ICMBio, em Seropédica. Com uma programação lúdica e gratuita voltada para o público infantil no período de férias escolares, teve como principal objetivo desenvolver atividades em ambiente natural, entretenimento com brincadeira de caça ao tesouro, história cantada de teatro, oficina de plantio, trilha guiada pela floresta, muita aventura e lembranças para a criançada.

Conferência Municipal de Meio Ambiente

A Conferência Municipal de Meio Ambiente, com o tema “Eficiência Energética”, foi realizada nos dias 12 e 13 de julho de 2023, no auditório Gustavo Dutra da UFRRJ.

Atendendo a Lei Municipal nº 428/12 que se refere ao Código Municipal de Meio Ambiente e a eleição dos novos membros para compor o Conselho Municipal de Meio Ambiente de Seropédica (CONMAS), biênio 2023/2025. 

EXPOSIÇÃO DE CIÊNCIAS 2023

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMAS), realizou a 2ª edição da "Exposição de Ciências", que contou com a participação de alunos das escolas do município do 5º ano ao 9º ano fundamental e do 1º ao 3º ano do ensino médio. O evento teve a exposição de trabalhos de parceiros de diversas instituições do município. A exposição foi realizada nos dias 27 a 29 de junho de 2023.

AÇÕES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DA SEMAS

Palestra

A secretária de meio ambiente Flávia Constantino, realizou palestra sobre resíduos sólidos para os alunos do 6º ao 9º ano de ensino da União Educacional Seropédica (UES), na manhã do dia 06/6.

Educação Ambiental

Seguindo a programação do mês, proporcionamos aos alunos do 4º ano de ensino da Escola Municipal Luiz Leite uma visita no Jardim Botânico da UFRRJ, que participaram de trilha guiada, experiência no jardim sensorial e gincanas esportivas, na tarde do dia 05/6.

Parceiros: secretaria de educação, secretaria de esporte e jardim botânico da UFRRJ.

FLAVIA CONSTANTINO DA VITORIA

SECRETÁRIA De meio ambiente

Endereço:

Rua Maria Lourenço, 18 – Centro, Seropédica - RJ. Cep: 23890-000.

Email:

Institucional: sema@seropedica.rj.gov.br meioambientesec.seropedica@gmail.com

Telefone:

(21) 2682-2227 – Ramal 225

Canais Oficiais

Siga-nos nas redes sociais

Endereços

Rua Maria Lourenço, 18 - Fazenda Caxias

Fale Conosco

Segunda a sexta, das 8:00 às 17:00 horas
Telefone: (21) 2682-2227 / 2682-2224 ramal 225
E-mail: sema@seropedica.rj.gov.br / meioambientesec.seropedica@gmail.com