SEROPÉDICA RECEBE COMPUTADORES PARA AS UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE

Toda rede de atenção básica estará informatizada

A Prefeitura de Seropédica, através da Secretaria de Saúde, foi contemplada com 85 computadores e 15 impressoras para as Unidades Básicas de Saúde, através do Programa de Requalificação das Unidades Básicas de Saúde (Requalifica UBS).

No Estado do Rio de Janeiro somente 12 Municípios (dos 92), entre eles Seropédica, foram avaliados favoravelmente e contemplados com computadores, impressoras, com a implantação de prontuário eletrônico, capacitação e orientação dos profissionais de saúde.

Segundo o secretário de Saúde Marcus Baroni o recebimento dos equipamentos é a prova da avaliação positiva dos serviços de saúde ofertados, e que o Ministério da Saúde acredita no trabalho realizado pela Secretaria de Saúde de Seropédica. “Esta conquista não é somente mérito da Secretaria, mas também das equipes de saúde que atendem a população de Seropédica”, enfatizou.

O prefeito Alcir Martinazzo afirmou que até o final de seu mandato Seropédica estará totalmente equipada na área de Saúde. “Nosso objetivo é proporcionar um atendimento digno a população, cuidando da saúde e não da doença”, disse Martinazzo.

Prontuário eletrônico agilizará atendimento e resgate de histórico de pacientes

Após a instalação dos computadores, a Prefeitura de Seropédica começará a implantação do prontuário eletrônico nas unidades de saúde. O trabalho consiste em instalar um computador em cada consultório para formar uma rede com as informações sobre cada paciente. Juntamente com a informatização da rede de atendimento, os funcionários das Unidades Básicas de Saúde começarão a receber capacitação para usar devidamente o equipamento.

Com os registros online, ficará mais fácil saber qual tratamento cada paciente recebeu, medicamentos receitados em consultas anteriores e exames requisitados, entre outras informações. Isso facilitará a regionalização, que pretende que cada paciente consulte na unidade que atenda o seu bairro, e melhoria no fluxo do atendimento. O trabalho é, também, uma importante redução de custos.