SEROPÉDICA PODERÁ PARTICIPAR DE PROJETO SOCIAL DA UNIÃO EUROPEIA

Diálogo entre Prefeitura e instituições pode beneficiar moradores do Município

 

O projeto “Baixa para Cima!” foi concebido com o objetivo de criar condições para que jovens da Baixada Fluminense conheçam os seus direitos como cidadãos e, saibam elaborar propostas de políticas públicas que melhorem o acesso aos serviços sociais básicos aos quais têm direito. A iniciativa, que tem duração de 36 meses, conta com co-financiamento da União Europeia e coordenação de duas instituições pioneiras em elaborar projetos cujo foco é o desenvolvimento humano, são estas, a instituição italiana Comitato Internazionale per lo Sviluppo dei Popoli (Comitê Internacional para o Desenvolvimento dos Povos) – CISP, e a ONG brasileira Se Essa Rua Fosse Minha – SER.DSC_4565

Atualmente o “Baixada para Cima!” já está funcionamento e, segundo a coordenação do projeto, existe a pretensão de que as ações aconteçam nos 13 municípios da Baixada Fluminense, tais informações foram expressadas durante reunião na última sexta-feira (25), quando os representantes do Observatório Social Intermunicipal, Heron Barbosa, Bernard Brito, Delmar CavalcanteRobert Canabi se reuniram com a secretária de Assistência Social e Direitos Humanos de Seropédica Neuza Cezário, e com parte da equipe técnica da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos no intuito de estreitar os laços com a Prefeitura de Seropédica para uma futura parceria em prol da execução do projeto no Município.

Os debates se concentraram em torno da possibilidade de ampliar a inserção e tornar mais ativa a participação de adolescentes e jovens, moradores de Seropédica, nos programas de assistência social municipais, estaduais e federais, buscando contribuir para o exercício pleno da cidadania nos locais onde existam situações de vulnerabilidade cultural, econômica e social. O projeto prevê a parceria com escolas públicas e Centros de Referência em Assistência Social (CRAS).

DSC_4573É nosso papel, enquanto Secretaria de Assistência Social, proporcionar benefícios sociais à parte da população que necessita, seja por meio de parcerias ou de projetos institucionais, dessa maneira, estamos sempre em busca de iniciativas que possam propiciar melhorias à qualidade de vida dos munícipes. Durante a reunião amadurecemos ideias para implantar o projeto no município, ainda teremos outros encontros para consolidarmos essa parceria, que beneficiará muito a cidade de Seropédica”, afirmou Neuza Cezário.

Durante uma das etapas, o projeto capacitará jovens de 17 a 24 anos que terão direito a bolsa-auxílio de R$ 150 para atuarem como ‘Jovem Pesquisador’ em seus municípios, além de receberem aulas que abordarão os temas, Direitos Sociais e Cidadania. Os selecionados farão pesquisas de campo e atuarão como multiplicadores de aprendizado para suas famílias, contribuindo para a melhoria de acesso aos programas, eles também coletarão dados para um relatório final, que contribuirá para orientação de gestores públicos em políticas públicas sociais.

A capacitação dos jovens terá 40 horas de duração e acontecerá no contraturno escolar. Após a capacitação, os selecionados para fazer o levantamento de dados receberão bolsa auxílio de R$ 300 por três meses, o projeto também prevê a criação de kits didáticos multimídia sobre exercício da cidadania e a implantação de um Observatório Social Intermunicipal, que cuidará da elaboração e monitoramento das políticas públicas sociais na região. Ao final do projeto será gerado um documento denominado Rota de Acesso aos Serviços Sociais Básicos, que servirá de orientação aos governos municipais.

Para saber mais a respeito do projeto os interessados devem ligar para o telefone (21) 2667-9265 ou ir até a Avenida Governador Amaral Peixoto Nº 795 sala 101, Nova Iguaçu, ou então, ir até a sede do SER (Rua Alice Nº 298, Laranjeiras, Rio de Janeiro) ou ligar para o telefone (21) 3648-0298. Pela internet o contato pode ser feito por meio da página do projeto no Facebook – www.facebook.com/baixdaparacima.

Por Hudson Glória

Fotos: Sara Escossia

Fonte: facebook.com/baixdaparacima