SEROPÉDICA É CAMPEÃ DE FUTEBOL NOS JOGOS DA BAIXADA

No último sábado (20) a cidade de Duque de Caxias sediou a cerimônia de abertura da 18ª edição dos Jogos da Baixada. A solenidade reuniu diversas autoridades que representaram os 13 municípios da Baixada Fluminense e também 2500 atletas entre 14 e 17 anos.

Como representantes de Seropédica estiveram presentes na solenidade a Diretora de Esporte da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte (SMECE), Suelen Soares, os Coordenadores de Projetos Esportivos, Eduardo Martins, Luís Cláudio e Sérgio Luiz, além dos Técnicos Uanderson Bonini e Paulo César, que representaram ao Prefeito Martinazzo e à Secretária de Educação, Cultura e Esporte, Lúcia Baroni.jb2

Também do sábado (20) foram iniciados os jogos e Seropédica foi campeã da modalidade Futebol de Campo Sub 17, vencendo a equipe de Queimados na final. O município também está competindo nas modalidades Futsal Feminino Sub 14 e Futsal Masculino Sub 17. A competição se estenderá até o dia 26 de julho com a disputa de 8 modalidades esportivas: Futebol; Futsal; Basquete; Natação; Vôlei; Xadrez; Atletismo e Handebol. Além de Duque de Caxias, as cidades de Nova Iguaçu, Magé, Queimados e São João de Meriti sediarão jogos da competição.

jb1A campeã mundial de Judô Rafaela Silva é a embaixadora dos Jogos da Baixada, além de ser uma das grandes promessas para os Jogos Olímpicos Rio 2016. A atleta teve a responsabilidade de acender a pira olímpica durante a cerimônia de abertura dos Jogos. O evento conta com o apoio da Secretaria de Estado de Esporte, Lazer e Juventude através da Lei de Incentivo ao Esporte, e tem como exigência básica que todos os atletas estejam devidamente matriculados em unidades escolares do município ao qual representam.

 “A Secretaria de Educação, Cultura e Esporte entende que a Educação e o Esporte devem trabalhar juntos para um objetivo comum, resultando em benefícios a todos os envolvidos. Habilidades como trabalho em equipe, resolução de problemas, senso de conexão, disciplina, responsabilidade, cooperação, entre outras que são necessárias aos esportistas também auxiliam os alunos na aprendizagem em sala de aula. O esporte bem conduzido pode ser um instrumento de influência na formação da personalidade e do caráter, desta forma cabe a nós investir para o desenvolvimento na formação e atuação dos educandos em todas as arenas da vida social”, afirmou Lúcia Baroni.

Os Jogos da Baixada fazem parte da plataforma esportiva da Secretaria de Estado de Esporte, Lazer e Juventude, esta plataforma se baseia em quatro pilares: Jogos Estudantis do Rio; Jogos Abertos do Interior; Seletivas para Paralimpíadas Escolares e Jogos da Baixada. Dentre os objetivos da Secretaria está o de envolver, até 2018, os 92 municípios da baixada fluminense em atividades esportivas e paradesportivas, reunindo cerca de 20 mil atletas e gerando aproximadamente dois mil empregos.jb3

Nossos investimentos em projetos esportivos estão surtindo efeito em Seropédica, desde 2013 Seropédica tem sido campeã em todas as edições dos Jogos da Baixada na categoria Futebol Masculino Sub 17. Temos buscado dar alternativas aos jovens, que no contra-turno escolar, ao invés de se manterem inertes, podem participar de diversas atividades esportivas de projetos como PELC, Segundo Tempo, Esporte/RJ, Bom na Escola Bom de Bola, Crack Só de Bola, entre outros. Além de ações da própria Prefeitura também estamos firmando parcerias com o Governo do Estado e a iniciativa privada para a execução de alguns projetos e também apoiando outros projetos que já existiam na cidade”, comemorou o Prefeito Martinazzo.