SEROPÉDICA DIPLOMA CONSELHEIROS ESCOLARES

IMG_4547 - Copia
No último dia 04 de setembro, no Plenário da Câmara Municipal de Seropédica/RJ, foram diplomados 120 conselheiros escolares , tratam-se dos primeiros conselheiros escolares do Município.

A solenidade contou a ilustre presença da Secretária Municipal de Educação, Cultura e Esporte, a Profª. Lúcia Baroni; do Vereador e Presidente da Câmara, Srº. Oscar Goulart; do Procurador Geral do Município, Dr. Harley Siquara; da Coordenadora Estadual do Grupo de Articulação e Fortalecimento dos Conselhos Escolares, Sra. Silma Cléris; da Coordenadora do Curso de Formação Continuada de Conselheiros Escolares, a Profª Dr. Lucília de Paulo (UFRRJ), da Presidente do Conselho Municipal de Educação e Coordenadora da UNCME/RJ, Sra. Marinei Santana e da Coordenadora dos Conselhos da SMECE, Sra. Viviane Neves.

Isso significa que o Município esta galgando, a passos largos, rumo a efetivação da democracia em sua gestão pública. Pois, além de ter criado um Conselho Municipal de Educação, com diferentes representantes da sociedade civil, visando a melhoria na qualidade de ensino; cria também, ao instituir a lei 487/2013, os Conselhos Escolares no âmbito das escolas da rede municipal de ensino, O que certamente irá colaborar de forma considerável para a efetivação da democracia no que tange a formulação das políticas públicas e pedagógicas e à fiscalização das mesmas.

Visto que, instituir um Conselho Escolar, dá uniformidade, representação e controle das políticas educacionais à comunidade escolar, haja vista que o referido Conselho é formado por diferentes segmentos, a saber, representantes de professores, alunos, pais ou responsáveis de alunos, dirigentes escolares e grupos operacionais; onde todos atuarão dentro do colegiado, em prol da oferta de uma melhor qualidade de ensino para os nossos discentes.

Uma vez implantado o Conselho Escolar no âmbito de nossas Unidades de Ensino Municipal, está corroborado o fortalecimento da gestão pública ante o efetivo exercício da democracia, que é o pilar para uma educação pública de qualidade e fator fundamental para o seu desenvolvimento contínuo.

Texto: Marcos Mello 
Fotos: Fábio de Paula 
Edição: Viviane Neves/Hudson Glória