SEROPÉDICA COMEMORA O DIA DA CULTURA Prefeitura promove dia repleto de atividades culturais

DSC_0275 - CopiaA Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte (SMECE) realizou na última quarta-feira (05) um evento em comemoração ao Dia Nacional da Cultura, a data foi criada em 15 de maio de 1970, pela Lei nº 5.579, e marca o aniversário de nascimento do jurista, político, escritor e diplomata Rui Barbosa (1849-1923). A solenidade aconteceu no Espaço Municipal das Artes (EMA), proporcionando à população e a um grupo de alunos rede municipal de ensino sete horas seguidas de atividades culturais.

Durante o evento foi encenada uma peça teatral chamada “Luz”, além de outras atividades, tais como: Teatro de Fantoches;DSC_0465 - Copia Apresentações de Ballet (Companhia Municipal de Dança); Apresentação de Violino; Oficina de Percussão com Tambores Recicláveis; Atividades Circenses; Apresentações de Dança (bolero e samba), além de uma bela participação musical do Coral do EMA, que interpretou as canções Berimbal, de Vinícius de Moraes, e Topázio, do cantor Djavan.

DSC_0474 - CopiaOutras participações marcantes foram as do Rapper e Percussionista Badu Guimarães, morador de Seropédica, que representou o Hip Hop através do Freestyle (rap improvisado), animando a platéia, e da FAMUSE (Fanfarra Municipal de Seropédica), que mais uma vez demonstrou sua qualidade musical. Vale ressaltar a brilhante apresentação de um aluno da Oficina de Teclado do EMA, Douglas Camarinho, que é deficiente visual, e demonstrou bem o poder de inclusão que a arte possui.DSC_0317 - Copia

Estiveram presentes a Secretária de Educação, Cultura e Esporte, Lúcia Baroni, e a Subsecretária de Cultura do município, Nádia Alvarez. A Secretária aproveitou a oportunidade para falar a respeito do lançamento de um Livro de Patrimônio Histórico que será lançado em breve pela SMECE, a obra contará a história de Seropédica, com palavras e fotografias, por meio de aproximadamente 140 páginas.

DSC_0380 - CopiaA educação é formada pelo ensino, pela cultura e pelo esporte, e Cultura, é tudo que vivemos e construímos, por isso criamos o EMA, esse espaço que hoje atende cerca de 700 pessoas, entre crianças e adultos, foi detalhadamente planejado por pessoas que querem ver Seropédica crescer do ponto de vista cultural, também estamos planejando para 2015 a construção do nosso Teatro Municipal”, comemorou Lúcia Baroni.DSC_0407 - Copia

A equipe do EMA presentou à Secretária com uma camisa, uma bolsa e um objeto decorativo, todas as peças foram feitas com produtos recicláveis, na Oficina de Reciclagem da própria instituição, que também é uma das atividades gratuitas oferecidas pelo órgão. O Espaço Municipal das Artes disponibiliza diversos tipos de atividades culturais de forma gratuita, o EMA fica localizado na BR-465 (ant. Est. Rio-São Paulo, Nº 242, km 41, bairro Jardim das Acácias).

DSC_0324 - Copia

DSC_0343 - CopiaTexto: Hudson Glória