SEROPÉDICA CELEBRA À LIBERDADE RELIGIOSA

DSC_0827 - CopiaAs discussões referentes ao tema religião são sempre muito complexas, devido às diversas formas de manifestação religiosa presentes no cenário brasileiro. Buscando desmistificar preconceitos, o Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial juntamente com o ICRAB (Instituto de Cultura e Religião Afro-brasileira do Município de Seropédica) e o PET/UFRRJ (Programa de Educação Tutorial da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro) estão realizando um mapeamento das Casas de Santo de Seropédica.

O principal motivo desta medida é combater a intolerância religiosa e afirmar a importância da cultura de matriz africana, além de efetivar um cadastro para realizar uma espécie de controle sobre essas “Casas”. A iniciativa também demonstrará ao grande público os principais conceitos de religiões como a Umbanda e o Candomblé, por exemplo, buscando diminuir os preconceitos que circundam essas e outras crenças de origem africana.

A principal função do ICRAB-Seropédica, que é o principal elemento desta trindade, é elaborar projetos e enviá-los aos órgãos governamentais, sejam municipais, estaduais ou federais, além de empresas privadas, visando à captação de recursos para efetuar a legalização das “Casas de Santo” do município. O instituto também promove contrapartidas sociais, como aulas de capoeira e reforço escolar, distribuição de cestas básicas, aulas de corte e costura, informática básica, artesanato, entre outras atividades.

Texto: Hudson Glória

Fotos: Levi Oliveira