SEROPÉDICA AMPLIANDO SUA ESTRUTURA DE SAÚDE

237 (1)A qualidade da Saúde é extremamente importante para o progresso de qualquer cidade. Por isso, desde o início da gestão Martinazzo, este tem sido um dos principais setores em que a Prefeitura de Seropédica tem investido, buscando em alguns casos renovar a estrutura existente, e também promover, com recursos próprios ou através de parcerias, a construção de novas unidades de Saúde no município.

Atualmente a cidade conta com uma Unidade Pré-Hospitalar (Dr.º José Bueno Lopes, km 49 – Centro), uma Maternidade, um Centro de Especialidades Médicas (CEMES), uma unidade do CAPS (Centro de Atenção Psicossocial), uma unidade do CAPSi (atende portadores de transtornos mentais), uma unidade de Residência Terapêutica, um Centro de Especialidades Odontológicas – CEO – anexo ao CEMES, uma Farmácia Popular, duas equipes do Serviço de Atenção Domiciliar (SAD) e uma unidade do SAMU (Serviço de Atendimento Médico de Urgência).

A Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil (SMSDC) também atua de forma preventiva através de ações realizadas por 16 equipes do programa de Estratégia de Saúde da Família (ESF). Os grupos realizam visitas domiciliares buscando traçar os perfis dos moradores de cada bairro onde atuam e têm como sede as unidades de saúde localizadas em cada bairro, essas unidades de menor porte atuam de forma a agilizar o atendimento dos moradores do bairro e também minimizar o fluxo de pessoas na Unidade Pré-Hospitalar.

Segundo o Secretário Marcus Baroni, o programa ESF está em processo de ampliação, serão adicionadas 14 equipes às 16 já atuantes, totalizando 30 equipes que atenderão 100% da população municipal. Atualmente as equipes ESF atendem 63,8% dos 81.260 (IBGE) moradores da cidade. Cada grupo de trabalho conta com 1 Médico Generalista, 1 Enfermeiro, 1 Dentista, 1 Técnico de Enfermagem, 1 Técnico Auxiliar de Consultório Dentário, além de 6 a 12 agentes comunitários de saúde (ACS). Como parte das ações do programa também está em desenvolvimento a implantação da Caderneta de Saúde da Família.

As unidades ESF dos bairros Mutirão, Oza e Piranema foram totalmente reformadas, outro fato relevante é a finalização das obras da Clínica da Família, no bairro Vasquinho, prevista para o fim deste ano. No bairro Campo Lindo (km 40) já está em funcionamento um Serviço de Resgate que funciona das 19h às 7h, uma equipe do SAMU (Serviço de Atendimento Médico de Urgência) fica localizada em frente a Delegacia de Polícia (DPO).

As condições de trabalho dos profissionais e a locomoção dos pacientes também foi melhorada com a aquisição de cinco novas viaturas, cinco ambulâncias e duas vans para transporte de pacientes.

Ampliando suas formas de atividade a Secretaria de Saúde e Defesa Civil implantou a Vigilância Sanitária Municipal, o órgão está apto a realizar inspeções, com o poder de autuar caso seja necessário. Esta ampliação também se dá de forma integrada, uma parceria com a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte (SMECE) está promovendo a implantação do Programa Saúde nas Escolas, essa integração visa prevenir e resolver problemas comuns referentes à saúde de crianças e adolescentes.

A SMSDC já realizou o transporte de 8.424 pacientes, 2.143 visitas a estabelecimentos (Vigilância Sanitária), 288 coletas para controle de qualidade da água (Vigilância Ambiental), 120.290 visitas domiciliares para combate a dengue, 5.883 desratizações (controle de roedores), 301 atendimentos no Programa de Controle ao Tabagismo (212 pessoas pararam de fumar), 20.292 atendimentos no Programa Materno Infantil (atendimentos ginecológicos, pré-natal, exames citopatológicos e distribuição de contraceptivos).

Também foram distribuídos 388.803 preservativos, realizadas 1.243 ultrassonografias, 9.496 procedimentos odontológicos, 15.856 radiografias e 214.992 exames laboratoriais. A coordenação de Fisioterapia realizou 18.120 atendimentos. Ao todo, no ano de 2013, a Unidade Pré-Hospitalar Dr.º José Bueno Lopes (km 49) realizou um total de 378.416 atendimentos.

Texto: Hudson Glória

Fotos: Levi Oliveira