SECRETÁRIO DE ESTADO DE ESPORTE VISITA SEROPÉDICA E ANUNCIA INVESTIMENTOS NA CIDADE

O Prefeito Martinazzo recebeu nesta segunda-feira (03), o secretário de Estado de Esporte, Lazer e Juventude, Marco Antônio Cabral (PMDB), que esteve na cidade para conhecer alguns projetos esportivos do município e falar sobre novas parcerias em beneficio de Seropédica.

O responsável pela vinda de Marco Antônio Cabral a Seropédica foi o secretário de Comunicação, Turismo e Eventos de Seropédica, Thiago Ribeiro, que através de seu bom relacionamento político com o PMDB e de sua relação pessoal com Marco Antônio, conseguiu trazê-lo a cidade.1 (12)

Em um primeiro momento o secretário de Estado se reuniu com a secretária de Educação, Cultura e Esporte de Seropédica, Lúcia Baroni, para discutir as necessidades no setor do esporte e quais programas podem ser implantados na cidade. Na oportunidade Lúcia Baroni apresentou os projetos esportivos Bom na escola, Bom de bola (Futebol de Campo), Projeto Crack Só de Bola (Futebol de Campo), Projeto Curu Amigo(Futebol de Campo), Projeto Esporte é Futuro (Taekwondo / Jiu-jitsu / Capoeira), Projeto Rugby Dagaz (Rugby), Programa Segundo Tempo – PST (Futebol de Campo, Futebol de Areia, Futsal, Volei, Handebol, Basquete, Tênis de Mesa, Taekwondo, Xadrez, Atletismo) e Programa Esporte e Lazer na Cidade – PELC, desenvolvidos pela Secretaria de Educação, Cultura e Esporte, além de demonstrar os troféus já conquistados.

É de suma importância que sejam desenvolvidos projetos em prol da juventude, essas iniciativas farão com que crianças e adolescentes busquem melhorar seu desempenho escolar, além de preencherem o tempo de forma positiva durante os períodos que não estiverem em sala aula”, destacou Lúcia Baroni.

Após a reunião, o secretário visitou a Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável, onde foi apresentado o Projeto Seropédica – Cidade Sustentável, idealizado pelo ex-secretário de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável Wilson Beserra. Entre outras ações, o projeto aborda também atividades ligadas ao esporte e ao lazer na cidade.

Temos um comprometimento com a Prefeitura de Seropédica, que possui bons projetos para o esporte e lazer não só de crianças e jovens, mas também da população como um todo, esses planos são apresentados no projeto idealizado pelo Poder Público. Vamos ajudar no que for preciso, não só através dos projetos Esporte RJ e Zico 10, desenvolvidos pelo Governo do Estado, mas em todas as modalidades esportivas existentes no município. Traremos mais projetos e eventos para a cidade, pois é do esporte de massa que saem os atletas de grande rendimento. Lembrando ainda que as Olimpíadas não são só do Rio de Janeiro, vamos trazer um legado olímpico para Seropédica”, garantiu o secretário Marco Antônio Cabral.

O prefeito apresentou os projetos para o secretário e o agradeceu pela presença e apoio. “Agradecemos a todos os presentes, principalmente ao Marco Antônio pela vinda à nossa cidade para conhecer nossos programas esportivos e nos apresentar novas ideias e projetos para que possamos implantar em Seropédica. Temos a certeza e a confiança de que o Marco trará grandes realizações para nosso município”, disse Martinazzo.

PROJETO DA PREFEITURA DE SEROPÉDICA BENEFICIA OS MUNICIPES E OS ESTUDANTES DA UFRRJ

Outro projeto apresentado pela Prefeitura de Seropédica ao secretário Marco Antonio Cabral é a criação da Vila Olímpica de Seropédica.

O projeto prevê que a Vila Olímpica de Seropédica seja construída dentro da área da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), aproveitando o espaço da Praça de Desportos, por meio da reforma de toda a área e da construção de outro Ginásio de Esportes, de forma que as atividades desenvolvidas no local não atrapalharem as aulas do curso de Educação Física e os treinos da Atlética Central da UFRRJ.

A Praça de Desportos da UFRRJ possui dois Ginásios, um parque aquático com quatro piscinas, quadras de tênis, pista de atletismo, campos de futebol e sala de musculação.

Marco Antônio Cabral aprovou o projeto e afirmou que irá apoiar a Prefeitura e a UFRRJ a buscar emendas parlamentares para que o projeto seja desenvolvido.

Ana Maria Dantas, reitora da UFRRJ, apoiou o projeto e declarou que a universidade, através do corpo docente de educação física, já havia formulado um projeto sobre o assunto. “Em maio de 2013 entregamos ao secretário de Educação Superior do Ministério da Educação (Sesu/Mec), Paulo Speller, o Plano de Desenvolvimento do Consórcio Acadêmico Rio 2016 (PDC). O documento sintetiza o que as sete instituições federais de ensino superior do Estado do Rio de Janeiro planejam para a execução de ações de ensino, pesquisa e extensão voltadas às Olimpíadas de 2016. Além de demonstrar as iniciativas para a capacitação de mão de obra e para a criação de programas específicos para os jogos olímpicos e paralímpicos, o documento também traz projetos que poderão servir de legado após os eventos esportivos”, afirmou.