SECRETARIA DE SAÚDE REALIZA AÇÃO COM CAMINHONEIROS

Ação abordou 200 caminhoneiros na RJ-099

A Prefeitura de Seropédica, através da Secretaria de Saúde e Defesa Civil, realizou nesta quarta-feira (27) uma ação do Projeto “Saúde nas Estradas no Caminho da Prevenção”, que levou atendimento aos caminhoneiros que passaram pela RJ-099, mais conhecida como Reta de Piranema. A ação disponibilizou exames diversos, orientações médicas e lanche aos caminhoneiros que passaram pela estrada. Os exames e orientações foram realizados pelos profissionais da Secretaria de Saúde e por alunos da Escola Bezerra de Araújo (unidade de Itaguaí), e também contou com o apoio da Polícia Rodoviária Militar que abordava e encaminhava os caminhoneiros ao local de exames.

Participaram do evento o secretário de Saúde e Defesa Civil Dr.º Artur Corrêa, o responsável pela Saúde do Trabalhador da Prefeitura de Seropédica, Fausto Madeira, o coordenador do Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador (CEREST), Paulo Jacinto, o Sindicato do Caminhoneiros, entre demais núcleos da secretaria de Saúde.1.2

Os caminhoneiros realizaram testes rápidos de diabetes, hipertensão e orientações fisioterápicas sobre a importância de realizar exercícios como alongamento, além de poderem sanar dúvidas com profissionais de saúde sobre qualidade de vida.

O secretário de Saúde, Dr.º Artur Corrêa, disse que o homem, por natureza, não procura as unidades básicas de saúde. Os caminhoneiros muito menos, devido à  rotina da profissão. “Esta é uma iniciativa louvável, visto que é uma captação, uma busca destes homens para que eles cuidem da saúde e que possam acessar os serviços de saúde”, explicou.

A nutricionista do NASF, Iara Torres, lembrou que todo mundo deve se cuidar. “Estamos aqui para apoiar esta ação com a nossa equipe que é multidisciplinar, com nutricionista, fisioterapeuta, enfermeiros, entre outros profissionais de saúde. Hoje nosso público alvo é o motorista, pois ele passa a maior parte do tempo na estrada, sem tempo para cuidar da saúde. Com esta ação, ele pode parar e ter um tempo para ele”, destacou.

O caminhoneiro Sergio D. Margarida, de 45 anos, mora em Magé e conta que passa sempre pela RJ-099. Na opinião dele, ações como essa ajudam muito no cuidado com a saúde, já que por conta da dinâmica do trabalho, dificilmente vai a uma unidade de saúde.