SECRETARIA DE EDUCAÇÃO REALIZA ABERTURA DOS JOGOS OLÍMPICOS ESTUDANTIS DE SEROPÉDICA

Cerimônia contou com a participação de atletas olímpicos e paralímpicos que são moradores de Seropédica

 

_DSC0290Nesta segunda-feira (12) a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e_DSC0281 Esporte (Smece) de Seropédica realizou, no ginásio esportivo da Praça de Desportos da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRuralRJ), a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos Estudantis de Seropédica 2016 (Joes 2016). Antes dessa solenidade, a oficialização do início dos Joes 2016 aconteceu em frente à Prefeitura de Seropédica, de onde saiu uma comitiva formada por atletas, alunos da rede municipal de Educação e funcionários da Smece, que percorreu alguns pontos do centro da cidade levando a “tocha olímpica”, que foi acesa pelo prefeito Alcir Martinazzo.

_DSC0235De acordo com a secretária de Educação, Cultura e Esporte, Lúcia Baroni, a solenidade de abertura teve por_DSC0325 objetivo disseminar entre os alunos da rede municipal de Educação os valores olímpicos. A segunda parte da cerimônia também contou com a presença do prefeito Martinazzo, que foi o responsável por acender novamente à “tocha olímpica”, passada a ele pelas mãos da atleta paralímpica e moradora de Seropédica Bárbara Oliveira, que pratica a modalidade esportiva de Bocha. O morador de Seropédica e atleta olímpico Márcio Teles, de apenas 22 anos, compareceu ao evento para incentivar os “alunos-atletas”, ele disputará os 400 metros com barreiras e o revezamento 4×400 metros nas Olimpíadas Rio 2016.

_DSC0375Os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 serão uma marco na história do Brasil. Trata-se de uma competição_DSC0370 diferenciada que tem o poder único de despertar emoções profundas, positivas e patrióticas, disseminando valores como amizade, inspiração, igualdade, respeito, determinação, excelência e coragem. Queremos que os alunos da rede municipal de Educação absorvam esses valores através do Esporte”, relatou a secretária Lúcia Baroni.

O evento teve a participação dos secretários municipais Fábio Cavalcante, Caio Ferreira, Celso Lima,_DSC0233 Ademar Quintella, Luzemir Ramalho, e do procurador-geral do município, Miguel D’almeida, além do subsecretários André JoséCláudio Fernandes e das subsecretárias Eliana Cristina (Ensino), Suelen Soares (Esporte) e Nádia Alvarez (Cultura).

_DSC0224Além do tom esportivo, a “festa” também contou com um viés cultural, a subsecretaria de Cultura realizou apresentações de _DSC0356dança e levou à quadra os mascotes do município, Bombyx e Puppa. Também ocorreu à premiação do concurso Musa e Muso dos Joes 2016, que teve sua votação realizada na página oficial da Smece na rede social Facebook. Outros diferenciais da cerimônia foram o Desfile das Delegações, o grito de guerra, que contava a história de Seropédica e, por fim, um juramento entoado pelo ex-jogador de futebol, funcionário da Smece, e morador de Seropédica, Sérgio Luiz (Luizão)._DSC0336

_DSC0359A importância social do Esporte tem sido ressaltada nas ações da Prefeitura através da Smece, a quantidade de crianças e jovens que estão participando dos Joes 2016 comprova isso, serão dias de competição onde esses pequenos cidadãos aprenderão sobre valores que levarão por toda a vida, que se sobrepõem à prática esportiva. Acreditamos que a tríplice composta por Ensino, Cultura e Esporte é a melhor forma de garantirmos a formação dos nossos futuros cidadãos, que terão em suas formações conceitos que englobam os três setores do nosso conceito inovador de Educação”, destacou o prefeito Martinazzo._DSC0379

_DSC0380

Por Hudson Glória

Fotos: Levi Oliveira // Fábio de Paula