SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROMOVE III SEMANA DA FAMÍLIA EM SEROPÉDICA

Na última segunda- feira (04) o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Alcione Genovêz, que faz parte do PEI (Programa de Educação Integral) e está localizado no bairro Jardim Maracanã, iniciou a III Semana da Família, que se estenderá até o dia 08 de maio. Os temas do evento são: O Alcoolismo e o Trânsito – Riscos e Consequências; Reflexos do Álcool e do Tabagismo na Família; Informação Visual – O CMEI/PEI Alcione adverte: O Álcool e o Fumo fazem mal à saúde, dentre alguns subtemas.

Trata-se de um evento que além de debater os temas propostos, destina-se a estreitar a relação entre a escola e a comunidade, buscando avaliar quais os pontos positivos e negativos da unidade escolar em relação à impressão dos moradores. A partir das conclusões adquiridas por meio dos debates a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte (SMECE) realiza as modificações necessárias, sejam estruturais ou pedagógicas, baseadas nas opiniões da comunidade.

A III Semana da Família conta com o apoio do Conselho Escolar e das secretarias de Saúde e Defesa Civil (SMSDC) e de Assistência Social e Direitos Humanos (SMASDH). Segundo a gestora da unidade escolar, Cátia Marques, o evento visa debater questões sociais presentes no dia a dia das famílias. “Essas atividades buscam valorizar a família, além de trazê-las para dentro da Unidade Escolar para conhecerem o ambiente que seus filhos frequentam e participarem das atividades desenvolvidas pela escola, consequentemente, estreitando as relações e tornando o processo de gestão escolar em uma ação de parceria escola-comunidade”, afirmou.

O CMEI/PEI Alcione Genovêz atende crianças de 2 e meio a 6 anos, a unidade desenvolve diversas atividades destinadas às crianças e suas famílias. O primeiro dia de evento (04) se deu com a palestra da Coordenadora Municipal de Políticas Públicas e Prevenção à Dependência Química, Ana Franscisco, hoje (05) uma mesa de debates com a Orientadora Pedagógica Deise Estrellita e o Psicológo José Mário, ambos da SMASDH, agitará o evento.

Amanhã (06) o estudante de Gestão em Segurança Pública Anderson Barbosa e o Reabilitado do A. A. (Alcóolicos Anônimos) João Ferreira falarão às famílias, no dia 07 haverá uma confraternização, já o encerramento acontecerá no dia seguinte (08) com a realização de exames de saúde nos alunos que obtiveram autorização prévia e estiverem acompanhados dos responsáveis.

Procuramos realizar esse tipo de evento para tornar a comunidade parceira da escola, quanto mais próximos estiverem, mais saberemos quais são as reais necessidades de cada localidade e poderemos atender aos anseios dos moradores de forma mais efetiva, principalmente dos alunos”, declarou Lúcia Baroni, secretária de Educação, Cultura e Esporte.

Os responsáveis que participarem dos três dias do ciclo de palestras receberão o certificado do minicurso sobre “Cuidados na Primeira Infância”.