SECRETARIA DE EDUCAÇÃO ENCERRA JORNADA PEDAGÓGICA DE SEROPÉDICA

Prefeitura de Seropédica investe na infraestrutura e na qualidade da Educação municipal

 

Desde que assumiu o mandato, o prefeito de Seropédica, Alcir Martinazzo, tem demonstrando dedicação no que jp2diz respeito aos investimentos em Educação, seja na infraestrutura, ou mesmo na qualificação dos profissionais da rede municipal de Educação. Como confirmação dos esforços contínuos realizados em prol de melhorias na qualidade da Educação municipal, a Prefeitura de Seropédica realizou, nos dias 03 e 04 de fevereiro, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte (SMECE), a tradicional Jornada Pedagógica de Seropédica. O evento acontece anualmente e foi idealizado pela secretária de Educação, Cultura e Esporte, Lúcia Baroni, que abriu oficialmente a Jornada Pedagógica 2016 convidando os profissionais a refletirem sobre qual “olhar” deve ser dado à Educação.

jp3A Jornada Pedagógica 2016 teve como tema: Ensino, Esporte e Cultura – Construindo uma Educação Integral, e contou com programações simultâneas que aconteceram em diversas unidades educacionais do município.

Professores e alunos são seres em constante evolução, e a edificação do ‘saber’ se faz por meio de ideias, por isso SMECE organizou a 5ª Jornada Pedagógica de Seropédica com o objetivo de dar início ao ciclo de formações continuadas de 2016. Reunimos todo o corpo docente, dando suporte adicional aos novos professores que passaram a compor o quadro funcional da Educação Municipal, nomeados no último concurso”, enfatizou a secretária de Educação, Cultura e Esporte Lúcia Baroni.jp4

O secretário de Trabalho e Emprego Marquinho Seropédica e o vereador Oscar Goulart prestigiaram a abertura do evento, que aconteceu no Anfiteatro Gustavo Dutra, na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRuralRJ). Todos os anos, durante os dois dias de evento, a SMECE promove diversas palestras e oficinas abertas ao público, porém, direcionadas a profissionais de Educação, principalmente funcionários da rede municipal de Educação, sejam estes de quaisquer esferas de atuação. Além da secretária Lúcia Baroni, as subsecretárias Eliana Cristina (Ensino), Nádia Alvarez (Cultura) e Suelen Soares (Esporte), e o subsecretário André José (Planejamento), coordenam as ações da SMECE em Seropédica.

jp5De acordo com o prefeito Martinazzo, a atual gestão do município de Seropédica entende que as formações, cursos, workshops e palestras, são a continuação do processo inicial da qualificação profissional, devendo ser tratadas como ações de fundamental importância, pois provocam mudanças significativas na postura e no fazer pedagógico dos educadores. “Embora a Jornada Pedagógica seja direcionada aos profissionais de Educação, a Prefeitura de Seropédica tem como praxe investir na qualificação profissional dos servidores em geral, desta forma garantimos a elevação da qualidade dos serviços prestados à população”, completou Martinazzo.

Durante a quarta-feira (03 de fevereiro), a programação do evento contou com uma apresentação de teatro e dança,jp6 onde um grupo de funcionários da SMECE, juntamente com alunos da rede municipal finalistas do concurso “Vozes de Aprendizes”, realizou uma coreografia na qual englobaram os três expoentes delineados no tema da Jornada Pedagógica: Ensino, Esporte e Cultura. A apresentação foi dirigida pela coordenadora de Música da secretaria, Andressa dos Santos.

No mesmo dia, simultaneamente, também foram realizadas palestras ejp7 oficinas, em uma das palestras, o “Coach”e especialista em Programação Neurolinguística, Marcelo Felippe, falou sobre os desafios e possibilidades da Educação Integral, em outro debate, o Professor Dr.º em Política Social, Carlos Alberto, discorreu sobre Ética e Assédio Moral, já a palestrante Mônica Ribeiro, em outro diálogo, abordou o tema Atendimento ao Público.

jp8Já na quinta-feira (04 de fevereiro) aconteceram as seguintes oficinas: As práticas cotidianas da Educação Infantil, que foi coordenada por Gislayne Braga; Ciranda de conversas – Trocando experiências, sob responsabilidade de Aparecida dos Anjos, Renata Muniz e Gleicimara Lopes; A afetividade da relação professor x aluno, dirigida por Richane Teles e Ana Vieira; Atendimento ao Público, sob incumbência de Rosimeri Estima e; Contadores de Histórias, conduzida por Denise Almeida.jp9

Por Hudson Glória

Fotos: Sankirtana Dharma