SOBRE A SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL E DIREITOS
HUMANOS:
A Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SMASDH) formula, implanta, regula, financia, executa, monitora e avalia políticas municipais de assistência social como parte integrante do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Suas ações estão voltadas para o atendimento integral às famílias, às crianças e adolescentes, aos idosos e às pessoas em situação de rua, encarando sempre como prioridade os segmentos que se encontrem em situação de maior vulnerabilidade social – sem distinção de raça, etnia, nacionalidade, sexo, classe social, religião, ideologia, nível de instrução, orientação sexual e julgamento moral.
As ações e serviços de Assistência Social e Direitos Humanos são divididas em duas categorias de atenção ao cidadão: Proteção Social Básica e Proteção Social Especial de Média e de Alta Complexidade. A primeira compreende ações de caráter preventivo, para fortalecer laços familiares e comunitários. Já a segunda é subdividida, sendo a Proteção Social Especial de Média Complexidade a que engloba ações destinadas a situações onde os direitos do indivíduo e da família já foram violados, mas ainda há vínculo familiar e comunitário. A Proteção Social Especial de Alta Complexidade atende casos onde os direitos do indivíduo ou da família já foram violados e o vínculo familiar, rompido. Ela garante proteção integral, incluindo moradia, alimentação e trabalho para quem está em situação de ameaça.
A SMASDH responsabiliza-se, através de seus vários departamentos, pela gestão dos benefícios do governo federal, como o Bolsa Família e a Tarifa Social de Energia, entre outros programas de enfrentamento à pobreza.
Secretária Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos
Vandrea dos Santos Steffan
Subsecretária Municipal de Assistência Social
Patrícia Gonçalves
Subsecretária Municipal de Gestão e Recursos Humanos
Priscilla Gutierres
Vice-prefeita e Secretária Interina de Assistência Social e Direitos Humanos de Seropédica.
Com o intuito de estreitar o diálogo com os profissionais e alinhar as ações desenvolvidas nos equipamentos com as estratégias da atual gestão, a Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos de Seropédica (SMASDH) realizou, nesta sexta-feira, uma reunião com os coordenadores dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), do Núcleo Integrado de Atendimento a Mulher (NIAM), da Casa da Criança, Divisão de Atenção à Pessoa com Deficiência e do Grupo da Terceira Idade.
A vice-prefeita e secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Vandrea Furquim, apresenta um resumo das ações da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos neste primeiro mês de gestão. Com o apoio do prefeito – Profesor Lucas Dutra, foram realizadas muitas visitas, vistoria dos equipamentos da Secretaria e planejamebtos de ações para os próximos meses. “Sei que ainda temos muito trabalho pela frente, mas sei também que muita coisa boa está por vir”, afirmou.
A secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Vandrea Furquim, visitou nesta sexta-feira (29), o Centro de Recuperação de Dependentes Químicos Desafio Jovem Ebenézer.
Durante a visita, a secretária conheceu as dependências da instituição e pôde ver de perto todo o trabalho de ressocialização realizado no local. A Comunidade Terapêutica oferece aos internos tratamentos médico, psicológico, alimentação e lazer.
A Prefeitura Municipal de Seropédica, através da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SMASDH) promoveu neste sábado (09) o acolhimento do idoso Antero Vasconcelos, de 84 anos, que se encontrava perdido. O idoso foi localizado vagando às margens da BR 465 pelos bombeiros do Corpo de Bombeiros de Seropédica que imediatamente acionaram a Secretaria de Assistência Social.
Em visita aos equipamentos públicos vinculados a Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SMASDH) de Seropédica, a vice-prefeita e secretária de Assistência Social e Direitos Humanos Vandrea Furquim se deparou com um cenário triste e desolador ao chegar ao Cemitério Municipal de Seropédica.
Com a pandemia do novo coronavírus, os idosos são os que mais necessitam de cuidados e prevenção em relação ao contágio da doença, por fazerem parte do grupo de risco. Portanto, a recomendação é que fiquem em casa e, com isso, a Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos de Seropédica, através dos Núcleos de Terceira Idade está preparando atividades on line para manter os idosos ativos.