SAÚDE DE SEROPÉDICA CONTINUA PROJETO MEU BAIRRO SEM AEDES AEGYPTI

Parceria do Ministério da Saúde com a Prefeitura de Seropédica visa conscientizar população

No último sábado (05) e nesta terça-feira (08) a Prefeitura de Seropédica, por intermédio da Secretaria Municipal_DSC0122[1] de Saúde e Defesa Civil (SMSDC), em parceria com agentes do Ministério da Saúde, está dando continuidade ao projeto ‘Meu Bairro Sem Aedes’. Nesta manhã, alunos da Escola Municipal Promotor de Justiça Dr.º André Luiz Mattos de Magalhães Peres, junto com agentes do Ministério da Saúde, realizaram panfletagem no bairro Fazenda Caxias, onde está localizada a unidade escolar.

De acordo com o diretor municipal de Vigilância em Saúde, Wagner Teixeira, o intuito principal da ação é conscientizar as crianças, pois estas serão multiplicadoras de informações em suas residências e vizinhanças. “O envolvimento e a participação da comunidade é essencial, por isso temos disseminado conhecimentos sobre a dengue, a febre chikungunia e o zika vírus à população”, assegura o diretor.

_DSC0126[1]A ação está sendo desenvolvida no município devido o número de casos registrados, no Brasil, de doenças como a dengue, a febre chikungunya e o zika vírus e, em face das sérias complicações que essas epidemias podem causar à população, dentre elas a microcefalia. O Ministério da Saúde já declarou, em todo país, situação de Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional.

Agindo de forma preventiva, a Prefeitura de Seropédica está realizando esta e outras ações que visam fortalecer as estratégias que contribuem para uma maior integração entre as áreas de prevenção e controle a endemias, por isso estamos conscientizando toda a população, indiferente da faixa etária, a nos auxiliar na busca pela extinção dos focos do Aedes Aegypti em Seropédica”, afirma o secretário de Saúde, Dr.º Cesar Cilento._DSC0130[1]

Conforme ressalta o prefeito Martinazzo, o objetivo do projeto é fomentar ações em todos os bairros da cidade, inclusive nas Escolas Municipais, envolvendo os alunos e a comunidade através da mobilização social promovida pelos Agentes de Combate a Endemias e pelos Agentes Comunitários de Saúde. “Juntos, trabalhando em mutirão nas ações preventivas e nas visitas domiciliares, conseguiremos conscientizar a população e diminuir o número de criadouros do mosquito em Seropédica, que já é baixo devido às ações constantes da Prefeitura”, certifica Martinazzo.

Além das ações realizadas nesta terça-feira (08) e no último sábado (05), estão previstas outras atividades, em diferentes unidades escolares, nos dias 11 e 18 de março.

Texto e fotos: Hudson Glória