PROJETO ‘SEROPÉDICA IN CENA’ PREMIA ALUNOS DA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

Prefeitura de Seropédica incentiva o senso crítico através da produção de filmes

oscar-2

oscar-10

A Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte (SMECE) de Seropédica possui um projeto audiovisual chamado de ‘Seropédica In Cena’, a iniciativa consiste em incentivar os alunos da Rede Municipal de Educação a exporem suas opiniões a respeito de questões referentes ao município, sempre se utilizando de filmes curtas-metragens. Um dos objetivos do projeto é aprimorar a capacidade de comunicação dos alunos e incentivar a produção de textos.

Nesta sexta-feira (18) a secretária Lúcia Baroni, as subsecretáriasoscar-1 Eliana Cristina (Ensino), oscar-3Nádia Alvarez (Cultura) e Suelen Soares (Esporte), o subsecretário André José (Planejamento e Orçamento) e a coordenadora Luisa Baroni, participaram da solenidade de premiação do projeto, o ‘Oscar Seropédica In Cena’, que aconteceu no Centro Cultural de Seropédica (CCS). Após a eleição dos melhores vídeos, os alunos idealizadores de cada filme foram premiados.

oscar-11“O ‘Seropédica In Cena’ é um projeto que surgiu em 2013 buscando dar voz e vez aos nossos Estudantes para queoscar-4 através do Cinema eles pudessem demonstrar suas emoções, críticas, sentimentos e visão de mundo, a iniciativa também auxilia os professores a direcioná-los a caminhos mais adequados através de um entendimento sobre seus pensamentos, que são expressos nos roteiros. Queremos que eles caminhem com passos mais firmes em prol de uma cidadania melhor”, ressaltou a secretária de Educação, Cultura e Esporte, Lúcia Baroni.

oscar-5O prefeito Alcir Martinazzo falou a respeito do projeto: “Além daoscar-12 oportunidade de tornarem seus pensamentos públicos, instigando debates construtivos sobre melhorias que podemos fazer no município, os jovens que participaram do projeto também aprenderam um pouco mais sobre Cinema, que é uma forma de Arte bastante utilizada para expressar ideologias, opiniões e sentimentos. Estamos instigando nossa juventude a pensar e dialogiar, sempre propondo ideias inovadoras, baseadas na vivência de cada um. Além da festa de premiação, que compareceu ao CCS também pôde assistir a uma Exposição de Arte, tudo de forma gratuita. No mesmo evento conseguimos unir o Ensino e a Arte, ou seja, a Educação e a Cultura”, destacou Martinazzo.oscar-7

oscar-6De acordo com a coordenadora do ‘Seropédica In Cena’, Luisa Baroni, os alunos que participam do projeto recebem noções de produção audiovisual que incluem questões como a criação de um roteiro e direção de arte, entre outras coisas, ela também destaca que os vídeos podem ser gravados com celulares, inserindo ao contexto escolar um aparelho tão comum no dia a dia dos alunos, e que muitas vezes atua como um prejudicador em relação ao rendimento escolar, o telefone celular.

oscar-8Esse projeto permite que nossos alunos agucem o senso crítico, elesoscar-9 podem fazer vídeos sobre coisas que os incomodam ou lhes dão prazer. No total, 6 escolas estão envolvidas no ‘Seropédica In Cena’, que contempla alunos do 6º ao 9º ano, que chamamos de 2º segmento”, lembrou o subsecretária Eliana Cristina.

Por Hudson Glória

Fotos: Luís Calderini