PROGRAMA MEU BAIRRO SEM DENGUE REINICIA AÇÕES EM SEROPÉDICA

E.M Atílio Grégio declara guerra contra o Aedes Aegypti

Alunos da Escola Municipal Atílio Grégio, localizada no Bairro São Miguel, participaram de uma panfletagem contra a Dengue nos arredores da unidade escolar. A panfletagem faz parte do Programa Meu Bairro Sem Dengue, promovido pela Secretaria de Saúde e Defesa Civil de Seropédica em parceria com demais secretarias municipais.

Acompanhados pela Banda Marcial Atílio Grégio e pela equipe de Combate à Dengue de Seropédica, os alunos além de panfletarem explicavam1 (17) aos moradores sobre como combater o mosquito transmissor da dengue.

Ricardo da Cruz, diretor da unidade escolar, afirmou que todos os alunos estão recebendo instruções de seus professores de como combater a Dengue. “Nosso objetivo é que os alunos se transformem em multiplicadores das informações, transmitindo aos pais e familiares o que está sendo aprendido na escola e desta forma fazer com que o combate seja mais amplo”, destacou.

O Diretor de Vigilância e Saúde da Secretaria de Saúde e Defesa Civil, Wagner Teixeira enfatizou que nesta época, é maior o acúmulo de águas paradas e a consequente proliferação do mosquito Aedes Aegypti, transmissor dos vírus da dengue. “De acordo com o levantamento mais recente do Ministério da Saúde o Rio de Janeiro está entre os 16 estados do Brasil com alto risco de epidemia de dengue, graças a Deus Seropédica nunca teve uma epidemia, trabalhamos na prevenção. Cerca de 36000 residências já receberam a visita de nossos agentes”, informou.

De acordo com o secretário de Saúde Dr.º Artur Corrêa é necessário redobrar a atenção com os cuidados ao combate a dengue ou corremos o risco de ter uma epidemia. “Através dessas e outras ações Seropédica tem conseguido evitar epidemias de dengue, epidemia essa que acontece anualmente em quase todos os municípios vizinhos. Outro problema que enfrentamos diz respeito ao vírus da febre chikungunya transmitida pelo mosquito. A Febre Chikungunya é uma doença parecida com a dengue, causada pelo vírus CHIKV, da família Togaviridae. Seu modo de transmissão é pela picada do mosquito Aedes aegypti infectado”, finalizou.