PROFISSIONALIZANDO CIDADÃOS Conheça cursos gratuitos da Secretaria Municipal de Trabalho e Emprego

DSC_0100 - CopiaA Prefeitura de Seropédica, através de uma parceria com o SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), possibilita à capacitação profissional dos moradores da cidade por meio de cursos gratuitos promovidos pela Secretaria Municipal de Trabalho e Emprego (SMTE), que fica localizada na ant. Est. Rio-São Paulo Km 41 S/Nº, ao lado do CREI/APAE.

Atualmente estão em andamento duas destas “formações”, o curso de Montador de Painéis Elétricos e o workshop de Corte, Tintura e Anatomia Capilar. As aulas acontecem na própria sede da Secretaria, duas vezes por semana, sendo ministradas 3h30 de conteúdo em cada lição, totalizando 4 meses de curso.

O Instrutor de Eletricidade Industrial do SENAI, que também é Professor do curso de de Montador de Painéis Elétricos, Elzon Júnior, citou que este curso, especificamente, é uma parceria com o SENAI/Itaguaí através do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego). Segundo ele o crescimento industrial da região está promovendo o aumento da oferta de vagas nesta função, por isso é importante qualificar à mão-de-obra, o professor ainda citou que o curso tem duração de 160h, totalizando dois meses.DSC_0107 - Copia

Já trabalho na área de Elétrica, porém, não tinha o conhecimento total a respeito do assunto, esse curso veio em boa hora e eu aproveitei para reforçar as minhas experiências, acredito que todos os alunos estão achando as aulas muito interessantes”, afirmou Advaldo Silva, 48, morador do bairro Campo Lindo e aluno do curso de Montador de Painéis Elétricos.

Segundo a Diretora de Qualificação e Capacitação da SMTE, Deise Baroli, que também é Professora do curso de Corte, Tintura e Anatomia Capilar, o objetivo da Secretaria, além de promover a qualificação profissional, é elevar a auto-estima dos alunos através das relações interpessoais e dos conhecimentos adquiridos durante as aulas. A Diretora ainda salientou que estão previstos para serem iniciados em 2015 os cursos de Manicure (acrigel e alongamentos) e Estética Facial e Corporal. Todas as tintas utilizadas durante os ensinamentos foram doadas pela empresa P&G, através de uma contrapartida social.

DSC_0116 - CopiaEsse curso é uma grande oportunidade para mim, pois trata-se de um curso caro e a Prefeitura nos proporciona essa possibilidade de forma gratuita, muitas pessoas não teriam condições de pagar, são oportunidades que não podemos dispensar”, disse Marlene do Carmo, 56, moradora do bairro Nova Olaria.

Até mesmo pessoas que não tenham condições financeiras ou estejam desempregadas podem se inscrever nos cursos, pois a Prefeitura disponibiliza aos alunos dois cartões, um referente ao auxílio-transporte e outro relativo ao auxílio-alimentação. Para saber a respeito das oportunidades de Cursos Gratuitos os interessados devem acessar o site do Pronatec (www.pronatec.mec.gov.br) ou comparecerem à sede da Secretaria Municipal de Trabalho e Emprego (ant. Est. Rio-São Paulo Km 41 S/Nº, ao lado do CREI/APAE).

Texto: Hudson Glória

Fotos: Levi Oliveira