PREFEITURA PROMOVE POLÍTICAS PÚBLICAS E INCLUSÃO SOCIAL PARA MULHERES DE SEROPÉDICA

Para garantir os direitos das mulheres, atuando de maneira inclusiva, além de propor e implementar Políticas Públicas de apoio às mulheres, a Prefeitura de Seropédica possui, inserida na Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SMASDH), o Núcleo Integrado de Atendimento à Mulher (NIAM).

Baseando-se nos índices de violência contra a mulher registrados no Brasil, termos em Seropédica um setor com o NIAM, que atende mulheres vítimas de violência doméstica e atua conscientizando essas mulheres sobre seus direitos é de extrema importância para o município. As Políticas Públicas de inclusão social adotadas em nossa gestão certamente auxiliaram e continuarão ajudando muitas pessoas, neste caso específico, às mulheres de Seropédica”, ressaltou o prefeito de Seropédica, Alcir Martinazzo.

O NIAM tem realizado, por vezes em parceria com instituições do município, diversas atividades de conscientização e auxílio a mulheres na exigência de seus direitos, principalmente mulheres em estado de vulnerabilidade social. Na última semana o Instituto Vida Plena, instituição não governamental (ONG) localizada em Seropédica, recebeu a equipe do NIAM e integrantes da Associação de Mulheres Amigas de Seropédica (AMAS) para a realização de uma programação. Foram realizadas palestras e uma roda de conversa para esclarecer questões referentes à violência doméstica, além disso, esclarecimentos sobre a correta resolução de questões judiciais também foram realizados.

Esse tipo de evento é muito importante para que as mulheres conheçam e cobrem seus direitos, além de fortalecer essas mulheres no que diz respeito a denúncias no caso de possíveis agressões domésticas e, explicar o funcionamento de serviços como o Disque 180, que faz parte da Central de Atendimento à Mulher”, explicou Rosângela da Glória, coordenadora do NIAM.

Além da coordenadora do NIAM, o evento também contou com a coordenação de Jéssica Gregório, assistente social do Núcleo Integrado de Atendimento à Mulher. “As palestras adotaram temas como feminicídio; relacionamento abusivo; o papel da mulher na sociedade; a sociedade patriarcal brasileira; dados sobre violência contra a mulher no Brasil, entre outras coisas”, afirmou. A psicóloga Andréa Araújo e a advogada Miriam Lopes, também do NIAM, prestaram esclarecimentos durante o evento. As estagiárias Juliana Santos (Serviço Social), Letícia e Helen (Psicologia) também participaram demonstrando conceitos contemporâneos de ambas as áreas. A equipe também foi composta pela funcionária da SMASDH Ruth Ferreira.

A secretária de Assistência Social e Direitos Humanos de Seropédica, Neuza Cezário, esclarece que as mulheres que procuram o NIAM recebem diversos tipos de atendimento. “Todas as mulheres que nos procuram recebem auxílio psicológico, jurídico e social, além disso, quando necessário o NIAM interage com outras áreas da administração pública municipal, como a Saúde, por exemplo”, destacou.

Por Hudson Glória

Foto: Johnny Calderini