PREFEITURA GERA RENDA E RECONHECIMENTO PROFISSIONAL PARA CIDADÃOS DE SEROPÉDICA

Artesãos do município expõem obras na Festa do Tomate, em Paty do Alferes

 

A Feira de Artesanato Amora de Seropédica, além da geração de emprego e renda, também tem gerado reconhecimento profissional aos artesãos do município. Pensada com o objetivo de impulsionar a economia de Seropédica, a Feira vem se destacando no cenário comercial, dentro e fora do município, promovendo, através da inclusão social, a ascensão de artistas que talvez não fossem reconhecidos de outra forma.

paty1Em demonstração à importância da Feira de Artesanato Amora de Seropédica, o Programa de Artesanato do Estado do Rio de Janeiro convidou alguns artesãos do município, que têm obras expostas na Casa do Artesão de Seropédica, para exporem alguns de seus produtos na tradicional “Festa do Tomate”, que acontece todos os anos na cidade de Paty do Alferes, no Parque de Exposições Amaury Monteiro Pullig.

O convite do Governo do Estado demonstra claramente a importância que nossa Feira de Artesanato Amora tem adquirido no cenário estadual, além de gerarmos renda e fortalecermos a atividade comercial em Seropédica, estamos levando alegria a muitas pessoas que não imaginavam ter reconhecimento profissional através do Artesanato. Estamos estudando a ideia de promovermos nossa Feira mensalmente, fato que tem sido sugerido por muitos cidadãos”, comemora o prefeito Alcir Martinazzo.

Uma comitiva composta pelos artesãos e por funcionários da Secretaria Municipal de Trabalho e Emprego (SEROTRAB) representou o município de Seropédica no evento, sendo coordenada pelo subsecretário de Trabalho e Emprego Cláudio Fernandes, que representou o prefeito Martinazzo. A coordenadora do Programa de Artesanato do Estado do Rio de Janeiro, Nea Mariozz, também compareceu ao evento.paty2

O evento é coordenado pelas secretarias de Trabalho e Emprego, de Assistência Social e Direitos Humanos (SMASDH), de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável (SMPDS), e de Educação, Cultura e Esporte (SMECE), além de ter o apoio da Associação Comercial, Industrial e Agropastoril de Seropédica (ACIAPS) e do Governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca (SEDRAP).

A parceria entre a Prefeitura de Seropédica e o Governo do Estado oferece aos Artesãos do município a possibilidade de exporem suas obras em diversas feiras e eventos em todo o Estado, inclusive no espaço “Artesanato em Movimento”, em Botafogo (Rua Real Grandeza, 293 – Telefone (21) 2332-4900), que é  um espaço conceituado, direcionado à exposição e comercialização de trabalhos artesanais. O cadastramento de Artesãos continua a ser realizado, para efetuá-lo basta comparecer à Casa do Artesão, situada na BR-465 (antiga Est. Rio-São Paulo) Nº 481 – Km 41, bairro Campo Lindo. O cadastro acontece de segunda à sexta-feira, das 9h às 16h, e exige apresentação de documentos pessoais, além de uma peça confeccionada pelo Artesão”, disse a secretária de Trabalho e Emprego Neuza Cezário.

Por Hudson Glória

Fotos: Arquivo Ascom/PMS