PREFEITURA E UFRuralRJ REALIZAM EVENTO EM COMEMORAÇÃO AO DIA DA ÁRVORE

No último domingo (25) a Praça Nildo Romano, no centro de Seropédica, foi palco de um evento que comemorou o Dia da Árvore. A iniciativa foi resultado da parceria entre a Prefeitura de Seropédica, representada pela Secretaria Municipal de Ambiente e Agronegócios (Semama), e a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRuralRJ), por meio da Flora Júnior e do Instituto de Florestas.dsc_0028

Foram realizadas doações de mudas e sementes de espécies vegetais nativas da mata atlântica, os visitantes do estande montado na praça tiveram acesso a um acervo de sementes e receberam orientações de como plantar e cuidar de suas mudas, além de esclarecerem sobre diversas árvores, condições de poda, necessidade de remoção da mudas, e também informações sobre Legislação Ambiental.

Esta foi segunda edição do evento, fazendo com que a interação da população, bem como o número de mudas doadas, aumentasse, vale destacar também as informações passadas ao público sobre a importância da conscientização ambiental para o futuro das florestas. O evento contou com a participação do Presidente da Flora Jr.° da UFRuralRJ,  Rafael Eloy.

dsc_0018O secretário de Ambiente e Agronegócios de Seropédica, Ademar Quintella, participou do evento e falou da importância deste evento tanto para a população como para os alunos da UFRuralRJ, que atuaram como mediadores instruindo os ouvintes e apoiando a organização do evento, ele também ressaltou que os integrantes da empresa Flora Jr.º vem cumprindo bem o seu papel.

O prefeito de Seropédica, Alcir Martinazzo, falou sobre a relevância deste tipo de evento. “É necessário cuidarmos do meio ambiente, tanto com ações efetivas, como o reflorestamento por exemplo, além de ações de conscientização. Nosso município tem a sorte de ter seu território uma Universidade que possui cursos da área ambiental, por isso, por meio de parceria podemos promover inúmeras ações sempre com auxílio de profissionais atualizados com as questões referentes à área”, destacou o prefeito.dsc_0023

As crianças tiveram atenção especial durante o evento, foi dedicado um espaço para que realizassem atividades de desenho e pintura com o objetivo de conscientizá-las e torná-las disseminadoras  de conceitos referentes aos cuidados com as árvores. A Diretora Municipal de Gestão Ambiental, Fabiana Silva, e o Engenheiro Florestal Diego Santana, ambos da Secretaria Municipal de Ambiente e Agronegócios, também orientaram as pessoas com relação ao cultivo de árvores em suas propriedades e seus respectivos benefícios.