PREFEITURA DE SEROPÉDICA TRABALHA NA PREVENÇÃO E FISCALIZAÇÃO DE CRIMES AMBIENTAIS

Secretaria de Ambiente e Agronegócios interdita empresas irregulares e também atua no licenciamento ambiental

WhatsApp-Image-20160714A Secretaria Municipal de Ambiente e Agronegócios (Semama) de Seropédica é um importante setor da administração municipal que atua em diferentes áreas, além de ser um dos órgãos responsáveis por conceder o licenciamento ambiental necessário à instalação de qualquer empresa no município, a repartição também tem como responsabilidade fazer valer às leis ambientais em vigência na cidade, de forma presencial, por meio de sua equipe técnica, e não somente através de despachos administrativos.

Na última semana dois fatores distintos demonstraram claramente as diferentes atuações da Semama, no primeiro caso, o secretário municipal de Ambiente e Agronegócios, Ademar Quintella, junto ao prefeito de Seropédica, Alcir Martinazzo, e ao secretário municipal Fábio Cavalcante, compareceu à sede do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) para participar de uma solenidade onde se oficializou, a nível estadual, o licenciamento ambiental para o início de construção de uma indústria da BRF-Brasil Foods (Sadia/Perdigão) em Seropédica, fato que já havia ocorrido em nível municipal, pois a Semama já havia propiciado à companhia os licenciamentos ambientais cabíveis à fiscalização da Prefeitura de Seropédica.WhatsApp-Image-20160714 (3)

Já no segundo caso, a fiscalização é o ponto principal. Também na última semana, a Prefeitura de Seropédica, por meio da Semama, interditou a empresa de tratamento de chorume Foxwater após a constatação de crime ambiental (derramamento de chorume sem tratamento em local desapropriado) por parte da instituição. Moradores da região realizaram denúncias anônimas a respeito da atividade criminosa, que foi constatada pelo subsecretário de Ambiente e Agronegócios Luciano Santoro.

Pedimos à população que continue nos auxiliando por meio de denúncias, assim poderemos constatar as irregularidades com mais rapidez e punir as empresas que não estejam atuando de acordo com a legislação ambiental, seja na esfera municipal, ou mesmo nos âmbitos Estadual e Federal. Os cidadãos podem denunciar irregularidades através do telefone (21) 3787-8876, de segunda à sexta-feira, das 08h às 17h”, informou o secretário Ademar Quintella.

Uma bomba de sucção desligada foi encontrada pela equipe técnica da Semama, porém, o instrumento estava WhatsApp-Image-20160714 (2)acoplado a um mangote de onde escorria chorume para um córrego conhecido como ‘Canal dos Bois’, também foram encontradas várias poças de chorume sem tratamento no solo, configurando crime ambiental. Uma carreta vinda de Itaboraí que chegava ao local transportando chorume no momento da fiscalização também foi apreendido.

Parabenizo às equipes da Semama e da Secretaria Municipal de Segurança e Ordem Pública pela atuação correta e enérgica neste episódio. É muito importante que fiscalizemos o território municipal para evitar a existência de crimes ambientais. Estamos em consonância com as instituições de fiscalização ambiental para coibirmos, em Seropédica, qualquer ato que vá contra a legislação”, destacou o prefeito Martinazzo.

Imediatamente após a constatação das irregularidades e do crime ambiental, o secretário de Ambiente e Agronegócios, Ademar Quintella, comunicou o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e recolheu material para posterior análise, que foi realizada pelo Inea, onde constatou-se que realmente se tratava de chorume à substância que estava sendo derramada. A empresa Foxwater foi interditada por crime ambiental e por funcionamento irregular, em área residencial, além disso, os tanques onde depositados o chorume não eram impermeabilizados, o que ocasionou derramamento da substância no solo.

Por Hudson Glória

Fotos: Luiz Calderini