PREFEITURA DE SEROPÉDICA REALIZA AÇÃO DA CAMPANHA “OUTUBRO ROSA”

Promover ações que levem informação e orientação sobre o câncer de mama. Com este objetivo, a Prefeitura de Seropédica, através da Secretaria de Saúde e Defesa Civil, realizou neste sábado (24), ações alusivas ao “Outubro Rosa”, movimento mundial de combate ao câncer de mama.

Uma estrutura foi montada na Praça Nildo Romano, no Centro da cidade, oferecendo diferentes serviços destinados à saúde da mulher. Lacinhos cor de rosa, símbolo da campanha, também foram distribuídos às mulheres que passaram pelo local. O secretário de Saúde e Defesa Civil, Dr.º César Cilento, falou da necessidade de alertar as mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. “Esta ação tem como principal objetivo chamar a atenção da comunidade para a seriedade do tema. Quanto antes for diagnosticada, a doença poderá ser tratada e as chances de cura são maiores. Estaremos facilitando o acesso das mulheres ao agendamento destes exames, justamente para trabalhar a prevenção”, ressaltou Dr.º César.1 (37)

Para Martinazzo, prefeito de Seropédica, a iniciativa do movimento traz luz à importância da prevenção do câncer tanto para as mulheres quanto para os homens. “Quero parabenizar o movimento ‘Outubro Rosa’ pelo seu excelente trabalho junto a população feminina. Sabemos do sofrimento causado pelo câncer de mama e da importância do diagnóstico precoce para o tratamento. A Prefeitura de Seropédica conta com uma importante rede de enfretamento a esta doença, por isso não nos omitimos de nossa responsabilidade. Mês que vem estaremos começando as atividades do ‘Novembro Azul’, visando combater e sensibilizar os homens sobre o câncer de próstata”, disse o prefeito.

Na oportunidade a Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil também ofereceu, através da equipe de Programa de Saúde da Família, aferição de pressão arterial, orientações sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST’s), distribuição de preservativos – masculinos e femininos -, além de distribuição de materiais informativos sobre o câncer de mama que abordavam o diagnóstico, a prevenção e o tratamento.

A equipe de Vigilância Sanitária também esteve no local e disponibilizou à população informações sobre como identificar alimentos apropriados para consumo, formas adequadas de armazenamento de alimentos, produtos que podem afetar a saúde do consumidor, armazenamento de produtos de limpeza, entre outros.

Janaina Gaudar, 34, fez questão de aproveitar o ‘Outubro Rosa’ para tirar dúvidas sobre o câncer de mama. “Moro do Rio de Janeiro e estou em Seropédica visitando a família, aproveitei a oportunidade para tirar dúvidas sobre o câncer de mama e outras doenças que acometem a saúde da mulher”, disse.

Saiba mais: O “Outubro Rosa” começou nos Estados Unidos, onde durante o mês de outubro várias cidades fizeram ações isoladas referentes à prevenção do câncer de mama. Posteriormente, o mês de outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção à doença. O nome do movimento remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama.  A popularidade do Outubro Rosa alcançou o mundo, motivando e unindo as pessoas em torno da causa.