PREFEITURA DE SEROPÉDICA REALIZA ABERTURA DA 16ª EDIÇÃO DOS JOGOS ESTUDANTIS

Cerimônia aconteceu na Praça de Desportos da UFRRJ

Cerca de 100 alunos-atletas de 19 unidades escolares das redes de ensino Municipal, Estadual e Particular participaram da cerimônia da abertura da 16ª edição dos Jogos Estudantis (XVI-JES) de Seropédica nesta quarta-feira (21). A solenidade aconteceu no ginásio de esportes da Praça de Desportos da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e foi coordenada pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte (SMECE). Durante os Jogos Estudantis serão disputadas competições das seguintes modalidades: Futsal; Voleibol; Basquetebol e Handebol.DSC_0163

De acordo com a secretária de Educação, Cultura e Esporte de Seropédica, Lúcia Baroni, o JES serve como um espaço de evolução social dos alunos e oportuniza o desenvolvimento contínuo de modalidades esportivas, contribuindo para a formação integral dos alunos. “O intuito dos Jogos Estudantis de Seropédica (JES) é promover a prática esportiva visando garantir aos alunos o melhor desenvolvimento de suas habilidades, contribuindo, por meio de valores característicos do esporte, para a formação de um cidadão participativo e consciente”, afirmou.

Além da parte esportiva a cerimônia também contou com um viés cultural, o grupo Renascença Clube e os mascotes da subsecretaria de Cultura, Bombix e Puppa, animaram a festa com apresentações de música e dança.

Além dos Jogos Estudantis deste ano, iremos realizar em nosso município os Jogos Olímpicos Estudantis de Seropédica em 2016. Temos o objetivo de levar aos alunos um pouco da realidade ligada ao universo das modalidades olímpicas e seus ideais, ligando-a ao contexto do cotidiano escolar. Há muito que se aprender com o Esporte, por isso, em nosso município, a Educação, a Cultura e o Esporte estão completamente relacionados no que diz respeito à formação dos futuros cidadãos”, enfatizou o prefeito Martinazzo.

Durante o evento foram dadas boas-vindas aos participantes da competição, além de destacar-se à importância do1 esporte na formação do cidadão. A mesa foi composta pela secretária Lúcia Baroni, pelo secretário de Trabalho e Emprego Marcos Antônio, além dos subsecretários da SMECE Suelen Soares (Esporte); Nádia Alvarez (Cultura) e André José (Planejamento) e dos subsecretários de Trabalho e Emprego, Cláudio Fernandes, e de Assistência Social, Flávio Alves.

Os esportes coletivos ajudam a ensinar conceitos importantes, como por exemplo, o trabalho de equipe. O objetivo dos JES é usar o esporte como instrumento educacional, norteando o desenvolvimento humano e capacitando o aluno no que se refere ao desenvolvimento individual e social”, disse a subsecretária Suelen Soares, responsável pela parte esportiva da SMECE.

Texto: Ana Paula Jacintho

Edição: Hudson Glória