PREFEITURA DE SEROPÉDICA PROPICIA CURSOS DE ‘ATUALIZAÇÃO EM IMUNIZAÇÃO’ PARA FUNCIONÁRIOS DA SAÚDE

Para lidarem com as doenças e viroses mais comuns no cotidiano, os profissionais da área de Saúde têm de estar atualizados em relação às substâncias e formas de imunização. Partindo desse princípio, a Prefeitura de Seropédica vem realizando uma série de palestras e cursos de “Atualização em Imunização”, o último deles, aconteceu durante a última semana na Maternidade Municipal de Seropédica.

imuni1Esse curso visa aprimorar as técnicas utilizadas nas salas de vacina, melhorando a qualidade do atendimento ao munícipe. Estamos sempre em busca da satisfação dos seropedicenses”, disse o secretário de Saúde e Defesa Civil, Dr.º César Cilento.

O curso de “Atualização em Imunização tem como principais objetivos reafirmar os conceitos básicos em Imunologia, práticas de vacinação, eventos adversos pós-vacinação, conservação dos Imunobiológicos, gerenciamento dos resíduos de serviço de Saúde e rotinas da sala de vacina.  O público alvo do curso são as equipes de enfermeiros, técnicos em Enfermagem, além de outras funções, que atuam nas Estratégias de Saúde da Família (ESF).

A coordenadora de Imunização do município de Seropédica, Istelza Barcelos, informou que a preocupação da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil (SMSDC) é prestar um atendimento voltado para a eficiência dos serviços relacionados à vacinação e, disse ainda, que essa é a primeira turma de profissionais que passaram pela capacitação. “Ao todo, serão 4 turmas, a fim de garantirmos que todos os profissionais de Saúde da atenção básica sejam treinados e atualizados em relação ás práticas de imunização.

O prefeito de Seropédica, Alcir Martinazzo, afirma que essas e outras ações estão sendo realizadas para melhor atender a população de Seropédica. “Com o projeto em expansão, também estaremos treinando os Agentes Comunitários de Saúde para fazer uma busca ativa das crianças que não foram vacinadas e que estão com suas cadernetas de vacinação desatualizadas”, destacou.

Por Hudson Glória

Fotos: Luiz Calderini