PREFEITURA DE SEROPÉDICA PROMOVE MUTIRÃO CONTRA HANSENÍASE

Prevenção e conscientização são os focos da Secretaria de Saúde e Defesa Civil

 

_DSC0026Neste domingo (31) foi celebrado o “Dia Mundial de Combate à Hanseníase”, por isso, a Prefeitura de Seropédica, como parte de um planejamento de ações direcionadas à área de Saúde, realizou um mutirão de conscientização através da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil (SMSDC), que montou um stand na Praça Nildo Romano, no centro da cidade, e disponibilizou a população a oportunidade de tirarem dúvidas e se consultarem com a médica Marinéia Moreira, coordenadora do Programa Municipal de Combate à Hanseníase, simultaneamente, os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) distribuíram folhetos educativos com esclarecimentos a respeito da doença.

_DSC0033O stand da secretaria de Saúde e Defesa Civil foi visitado por centenas de pessoas que transitavam pelo centro de Seropédica das 09h às 12h, incluindo o prefeito Martinazzo, o secretário e o subsecretário de Saúde e Defesa Civil de Seropédica, Dr.º César Cilento e Dr.º Renê Vignê, respectivamente, e o diretor da Unidade Pré-Hospitalar Dr.º José Bueno Lopes, no centro da cidade, Juberto Júnior. Vale destacar também a visita do ex-secretário de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável de Seropédica, atualmente Deputado Federal, Wilson Beserra.

Os folhetos distribuídos pelos Agentes Comunitários de Saúde (ACS’s) esclareciam sobre as formas de contágio e os_DSC0019 tratamentos a serem realizados, além de abordarem, estrategicamente, a questão do preconceito em torno da doença. O tempo de tratamento da Hanseníase se difere de acordo com a intensidade da doença, em pacientes com até 5 manchas no corpo o tratamento dura de 6 meses há 1 ano, caso existam mais de 5 manchas a terapia vai de 1 ano à diante, dependendo das condições de cada paciente.

_DSC0021Entusiasmado com o resultado da ação, o prefeito Martinazzo ressaltou a importância deste tipo de campanha. “Além de investirmos na estrutura de saúde de Seropédica também estamos investindo na prevenção de doenças através de ações de conscientização como essa, é importante que as pessoas saibam fazer o primeiro diagnóstico e assim procurem as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) mais rapidamente, o que aumenta a efetividade dos tratamentos”, afirmou o Prefeito Martinazzo.

Dengue, chicungunya e zika vírus também foram focos da Ação_DSC0024

De maneira estratégica, utilizando o “senso de oportunidade”, a Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil de Seropédica também distribuiu folhetos informativos e esclareceu moradores a respeito das doenças transmitidas pelos Aedes Aegypti, mosquito transmissor de doenças como a dengue, a chinkungunya e o zika vírus.

Nosso objetivo nesta ação foi divulgar, primeiramente, os sintomas e as formas de prevenção à Hanseníase, no intuito de fazer com que pessoas com suspeita da doença venham se tratar, além de evitarmos o surgimento de novos casos, porém, aproveitamos o momento em que a sociedade brasileira vive, e estendemos o foco da campanha às doenças transmitidas pelo Aedes Aegypti. Os agentes comunitários de saúde fizeram a distribuição de informativos que tratavam sobre todas essas doenças, o objetivo principal é levar informação às pessoas, por isso estenderemos esse projeto às escolas municipais, para conscientizarmos também o público infantil”, declarou o secretário de Saúde e Defesa Civil Dr.º César Cilento.

Texto e fotos: Hudson Glória