PREFEITURA DE SEROPÉDICA PROMOVE FESTA EM COMEMORAÇÃO AO DIA NACIONAL DA CULTURA

Centro Cultural de Seropédica oferece várias atividades nesta quinta-feira (05)

 

O Dia Nacional da Cultura é comemorado em 05 de novembro, a data foi criada em 15 de maio de 1970 pela Lei nº 5. 579, e marca o aniversário de nascimento do jurista, político, escritor e diplomara Rui Barbosa (1849-1923). Em Seropédica as comemorações ao Dia Nacional da Cultura aconteceram no Centro Cultural da cidade (CCS) e contou com a presença da população e de alunos da rede municipal de Educação. Trata-se de uma iniciativa da Prefeitura de Seropédica, sob a coordenação da secretaria municipal de Educação, Cultura e Esporte (SMECE).

1Tão importante quanto esta comemoração foi o dia em que inauguramos o Centro Cultural de Seropédica, pois a partir deste momento democratizamos o acesso à Cultura no município. Quando unimos o Ensino, a Cultura e o Esporte tivemos a certeza de estarmos no caminho certo em relação ao desenvolvimento intelectual, físico e social das nossas crianças e jovens. Desde então pudemos afirmar que em Seropédica se faz Educação de verdade”, enfatizou a secretária de Educação, Cultura e Esporte Lúcia Baroni.

Além de comemorar o Dia Nacional da Cultura, o evento também serviu para valorizar a história de Seropédica e fortificar as manifestações culturais existentes no município. Segundo a subsecretária de Cultura Nádia Alvarez, durante a comemoração foram apresentados trabalhos dos animadores culturais da SMECE, com destaque para a iniciativa da animadora cultural e historiadora Cristiane Soares, da Escola Municipal Prof.ª Racy Ribeiro Morandi, no bairro Fazenda Caxias.DSC_0041

O trabalho em questão consistiu na realização de um concurso onde os alunos da unidade escolar criaram histórias e confeccionaram livretos, o diferencial é que os personagens principais de todas as histórias foram a Puppa e o Bombyx, que são os mascotes de Seropédica, adotados após um trabalho de resgate da identidade cultural do município realizado pela SMECE. A Famuse (Fanfara Municipal de Seropédica) também participou da festa e animou a plateia tocando sucessos da atualidade. Outra atração interessante foi o musical “Fábrica de Brinquedos”, apresentando por atores e dançarinos da subsecretaria de Cultura. A Prefeitura de Seropédica também ofereceu lanches gratuitos a todos.

2A Educação em Seropédica tem um diferencial, que é a mescla entre Ensino, Cultura e Esporte. Desde que ampliamos nosso conceito de Educação temos notado uma melhora significativa na absorção dos conteúdos por parte dos alunos, além de uma maior inclusão das famílias no ambiente escolar, o Centro Cultural de Seropédica influencia decisivamente nesses fatores, pois é um lugar onde os alunos podem expor habilidades que ficam ocultas em sala de aula e também se divertirem em família, unindo escola e comunidade, o que é imprescindível para atestar a qualidade da estrutura de Educação, pois podemos ouvir cada opinião pessoalmente”, afirmou o prefeito Martinazzo.

Por Hudson Glória

Fotos: Luiz Calderini

Sobre Assessoria

Check Also

Anabal faz o que seu antecessor só prometeu: a Praça da Oza virou realidade

Antes de completar 6 meses de governo, o atual prefeito fez o que seu antecessor …

%d blogueiros gostam disto: