PREFEITURA DE SEROPÉDICA PROMOVE CAPACITAÇÃO PARA COMBATE DO VÍRUS CHIKUNGUNYA

A partir do dia 30 de Outubro a Secretaria Muncipal de Saúde e Defesa Civil do município de Seropédica, com o apoio da Coordenação de Vigilância Epidemiológica, iniciou o 1° Treinamento para Vigilância Ambiental em Saúde, Vigilância Epidemiológica, Diagnóstico e Manejo Clínico da febre do Vírus Chikungunya. A cidade de Seropédica, buscando sempre se antecipar aos problemas de Saúde Pública, é a pioneira no Estado do Rio de Janeiro a realizar este tipo de ação, que visa intensificar o combate a doença.

A Febre Chikungunya é uma enfermidade semelhante a Dengue, causada pelo vírus CHIKV, da família Togaviridae, sendo transmitido pela picada do mosquito Aedes aegypti infectado, também conhecido como mosquito da Dengue. A enfermidade possui sintomas semelhantes à Dengue, como: Febre; mal-estar; dores pelo corpo; dor de cabeça; apatia e cansaço.DSC_0554 - Copia

A grande diferença da febre Chikungunya está no seu acometimento das articulações, o vírus avança pelas juntas dos pacientes e causa inflamações com fortes dores, acompanhadas de inchaço, vermelhidão e calor no local, causando incapacidade temporária de locomoção devido à dor muito intensa nas articulações.

Essa talvez seja a nossa grande preocupação para 2015, uma vez que é uma doença transmitida pelos mosquitos que transmitem a dengue, além do nosso município ser cortado por duas Estradas Federais e uma Estadual, onde veículos de outros estados circulam diariamente”, disse Irinéia Sant’Anna, coordenadora da Vigilância Epidemiológica Municipal.

As capacitações são direcionadas a profissionais de saúde e vigilância, para diagnóstico, tratamento e prevenção, no caso da transmissão autóctone da febre do Chikungunya em nosso Município.

Seropédica sempre cuida da saúde através da prevenção, capacitando os profissionais de saúde o Município estará preparado para enfrentar uma possível epidemia desta nova doença”, disse o Secretário de Saúde Marcus Baroni.

Texto: Ana Paula Jacintho

Foto: Levi Oliveira