PREFEITURA DE SEROPÉDICA PROMOVE AÇÕES EDUCATIVAS DE COMBATE AO AEDES AEGYPTI

SMECE participa de atividade no Dia de Enfrentamento ao mosquito transmissor da Dengue, Chicungunya e Zika vírus

Com a finalidade de mobilizar a população em torno do combate ao Aedes aegypti, a Prefeitura de Seropédica, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte (SMECE), participou da ação nacional  Pacto da Educação Brasileira contra o Zika”, que aconteceu na última sexta-feira (19) e teve como foco principal o combate ao Aedes aegypti.dd

A SMECE foi responsável pelo envolvimento direto das Unidades Escolares Municipais, que desenvolveram atividades de conscientização no combate ao mosquito, por meio de palestras, workshops, mobilização de alunos e da comunidade escolar, caminhadas, cartazes, entre outras atividades. A ação foi uma continuidade do “Dia D de combate ao Aedes Aegypti”, que teve suas ações iniciadas no dia 13 de fevereiro, sendo continuada entre os dias 15 e 18 de fevereiro, durante esse período militares das Forças Armadas (Exército; Marinha e Aeronáutica) estiveram no município de Seropédica em mobilização para o enfrentamento ao Aedes Aegypti.

dd1A secretária municipal de Educação, Cultura e Esporte, Lúcia Baroni, reforçou a importância de ambas as ações. “A Educação, pelo quantitativo de pessoas que atinge de forma direta, é a forma mais rápida e eficiente de levar informação e mobilizar a população. Nossas Unidades Escolares têm excelente potencial para a disseminação de informações e conscientização da população. É muito importante que todos se envolvam nessa mobilização. Além do dia 19, vamos trabalhar a orientação de pais e alunos sobre a doença durante o ano inteiro”, concluiu a secretária de Educação. dd2

Lúcia Baroni ainda ressaltou que, além de promover educação e qualidade de vida, a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte apoia, articula, promove e participa de ações de prevenção em Saúde, dando suporte ao aluno e conscientizando-o sobre como sua Saúde está diretamente relacionada ao ensino e a aprendizagem.

Durante a semana tivemos diversas ações de conscientização e de combate ao Aedes Aegypti, todas em parceria com as Forças Armadas, porém, visando ampliar as ações, vamos inserir em nosso conceito educacional informações que esclareçam e ensinem a população a respeito da prevenção e do combate ao Aedes Aegypti”, explicou o prefeito Martinazzo.

Texto: Ana Paula Jacintho

Edição: Hudson Glória