PREFEITURA DE SEROPÉDICA PRESTANDO CONTAS A POPULAÇÃO

Controladoria Geral do Município realiza Audiência Pública

 

Na última sexta-feira a Controladoria Geral do município realizou uma Audiência Pública na Câmara de Vereadores, o objetivo foi realizar uma Prestação de Contas referente ao 2º e 3º quadrimestres de 2014. A finalidade foi expor a população os gastos da administração municipal bem como os setores e porcentagens aos quais as verbas públicas têm sido aplicadas.

O setor de Controladoria tem a função de fiscalizar a utilização das verbas públicas realizando auditorias internas e auxiliando os órgãos de fiscalização externa, como por exemplo, o TCE (Tribunal de Contas do Estado) e o TCU (Tribunal de Contas da União). As auditorias internas servem como uma prévia para avaliar se as contas da Prefeitura estão dentro dos padrões corretos, corrigindo possíveis erros na divisão das verbas, caso existam.

Realizar auditorias internas é a prova do compromisso com a transparência adotado pela atual administração, pois estas auditorias corrigem possíveis distorções antes mesmo da avaliação dos órgãos externos de fiscalização, fazendo com que as contas públicas sejam aprovadas nas avaliações destas instituições.

IMG_5573O Controlador Geral do município Gecimar Aragão fez questão de ressaltar que em relação à área de saúde os investimentos da Prefeitura têm sido maiores que o solicitado pelas esferas superiores de governo, totalizando 18,34%, sendo que o valor indicado é 15%. O prazo para envio do relatório de prestação de contas do município ao TCE expira em 24 de abril de 2015, sendo que a Prefeitura de Seropédica já possui este relatório finalizado, baseando-se em índices previstos pela Controladoria.

Além das fiscalizações externas temos a Controladoria para avaliar se nossos gastos estão corretos, trata-se de um dos órgãos mais importantes da administração municipal, pois através dele direcionamos a utilização das verbas públicas de forma correta, investindo de maneira consciente e mantendo nossas contas em dia, o que demonstra o respeito necessário por nossos contribuintes”, afirmou o Prefeito Martinazzo.