PREFEITURA DE SEROPÉDICA ORGANIZA 1ª FEIRA DE ARTESANATO AMORA

Ação da Secretaria de Trabalho e Emprego visa gerar renda e fortalecer o artesanato em Seropédica

 

Acontece nos próximos dias 11 e 12 de dezembro, no espaço da Feira Municipal, localizado à Av. Ministro Fernando Costa (centro), a 1ª Feira de Artesanato Amora, que faz parte da Exposição Amora Empreendedorismo. A Feira é uma das ações de um amplo plano organizado pela Prefeitura com o objetivo de fomentar o artesanato de Seropédica e valorizar dos artesãos da cidade.artesanato1

A ação foi desenvolvida através das secretarias de Trabalho e Emprego, de Educação, Cultura e Esporte, e de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável, através da Sala do Empreendedor. A 1ª Feira de Artesanato Amora conta com o apoio da ACIAPS (Associação Comercial, Industrial e Agropastoril de Seropédica) e da SEDRAP (Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca), por meio do projeto Artesanato em Movimento.

 “Estamos maximizando nossos esforços para auxiliar esta classe profissional, todas as ações estão sendo planejadas e executadas em sintonia com eles. Já temos um amplo cadastro de artesãos e obras, montamos um plano de ações em conjunto, e agora iniciamos sua execução. Impulsionar estas e outras atividades é o nosso objetivo”, destaca o secretário de Trabalho e Emprego, Marquinho Seropédica.

Recentemente as equipes da Secretaria de Trabalho e Emprego realizaram o cadastramento para planejar os próximos passos de incentivo ao artesanato local.artesanato2

O secretário Estadual de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca, José Luiz Anchite, destacou que cada município tem um segmento que pode ser trabalhado junto ao Estado. “A participação da secretaria em eventos que estimulem o crescimento dos municípios é essencial para desenvolvimento do nosso estado como um todo. E Seropédica tem grande potencial com o artesanato, que é muito rico na região”, enfatiza o representante do Governo do Estado.

Dentre os produtos confeccionados por artesãos seropedicenses e já cadastrados junto à Secretaria, há artigos em crochê e bordados, caixas decorativas, bijuterias artesanais, biscuit, pintura em tecido, tricô, enfeites para casa, artesanato em madeira e ferro, quadros, aromatizantes, panos de prato e acessórios para cozinha, dentre outros. Também estarão expostos durante a Feira o Banco de Alimentos das Centrais de Abastecimento do Estado do Rio de Janeiro (Ceasa) e os projetos de pesca e piscicultura da Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Fiperj).

 2-15 (1)Nosso objetivo é estimular o acesso ao trabalho feito por estes artistas. A Feira é uma grande oportunidade de divulgação e comercialização dos produtos confeccionados pelos artesãos seropedicenses, por isso serão dois dias de exposição e venda dos produtos confeccionados por eles”, afirma o prefeito Martinazzo.

O cadastramento de novos artesãos continua a ser realizado, para efetuá-lo basta comparecer à Casa do Artesão, situada na BR-465 (antiga Est. Rio-São Paulo) Nº 481 – Km 41, bairro Campo Lindo. O cadastro acontece de segunda à sexta-feira, das 9h às 16h, e exige apresentação de documentos pessoais e uma peça de sua confecção.

A abertura da 1ª Feira de Artesanato Amora acontecerá às 16h do dia 11, já no dia 12 o evento terá início às 9h e término às 22h.

Por Hudson Glória

Fotos: Arquivo Ascom/PMS