PREFEITURA DE SEROPÉDICA MELHORA A VIDA DOS CIDADÃOS COM AÇÕES DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

JCF_4356Do ponto de vista social, a Prefeitura de Seropédica tem melhorado a vida dos cidadãos seropedicenses por meio de ações coordenadas pela Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos, Trabalho e Emprego (Smasdhte). Além de promover cursos gratuitos de qualificação profissional, a secretaria em questão também possui diversas repartições que trabalham em prol de causas sociais específicas, além de realizar eventos de cunho social.JCF_4399

Um dos eventos realizados pela Smasdhte é o Casamento Social, que teve sua derradeira edição realizada no último fim de semana, no Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente (Caic) Paulo Dacorso Filho, no bairro Ecologia, em Seropédica. O projeto foi idealizado pela secretária municipal de Educação, Cultura e Esporte Lúcia Baroni durante o período em que respondeu interinamente pela secretaria.

As ações sociais da Prefeitura de Seropédica visam possibilitar aos cidadãos o pleno exercício da cidadania. Através do Casamento Social famílias já constituídas têm suas uniões oficializadas por meio da formalização oferecida gratuitamente pela Prefeitura. A boa vontade política, aliada à criatividade, tem garantido o princípio da dignidade humana a muitos moradores de Seropédica, que é assegurado aos brasileiros pela Constituição de 1988”, garante Lúcia Baroni.

JCF_4398Atualmente a iniciativa acontece através de uma parceria entre a Smasdhte, hoje dirigida pela secretária Neuza Cezário, e a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte (Smece).

Em sua 9ª edição o Casamento Social efetivou as uniões civis e religiosas de 13 casais. “O projeto tem o intuito de promover a regularização jurídica de casais que por qualquer motivo não teriam condições ou oportunidades de oficializaram suas uniões, porém, buscando promover a inclusão social, optamos também por adicionarmos às ações do projeto um evento com a participação de convidados dos noivos, dessa maneira conseguimos também elevar à DSC_0063autoestima dos noivos e de suas famílias. Agradecemos o apoio do Colégio Técnico da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (Ctur), que disponibiliza os alunos do curso de Hotelaria para nos auxiliarem durante o evento, e também ao instituto de beleza Simbela, que realiza a maquiagem as noivas”, afirma Neuza Cezário.DSC_0051

Em outro evento realizado nesta semana, um dos núcleos da ‘Melhor Idade’ de Seropédica, que tem 320 inscritos e fica localizado no bairro Boa Esperança (Km 50), foi o local escolhido para uma confraternização que reuniu integrantes de todos os núcleos.

Nossos 5 núcleos da Melhor Idade realizam diversas atividades em prol da melhoria da qualidade de vida da população idosa do município, além do entretenimento, os participantes também têm acompanhamento de profissionais de diferentes áreas, como médicos, nutricionistas, professores de Educação Física, animadores culturais, entre outros profissionais. O Casamento Social também é um projeto que tem dado dignidade a muitas famílias, oficializando, perante a Lei, uniões que já existiam informalmente e, possibilitando a formalização da união de casais que por qualquer motivo não conseguiriam se casarem formalmente”, explica o prefeito de Seropédica Alcir Martinazzo.

Por Hudson Glória

Fotos: Yoni Calderini // Luiz Calderini