PREFEITURA DE SEROPÉDICA LANÇA PROJETO DE VALORIZAÇÃO DA CULTURA NORDESTINA

Por iniciativa da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte (SMECE), a Prefeitura de Seropédica deu início ao projeto “A Feira de São Cristóvão é Aqui”, que tem como foco a valorização da Cultura nordestina. O pontapé inicial do projeto aconteceu no Centro Cultural de Seropédica (CCS), que fica localizado na Fazenda Paraíso da Serrinha, no quilômetro 52 da BR-465 (ant. Est. Rio-São Paulo) Nº 2895, próximo ao acesso à Rodovia Presidente Dutra.nordeste

Através desse projeto a Prefeitura de Seropédica busca demonstrar aos seropedicenses a importância do povo nordestino na formação e desenvolvimento de Seropédica, ressaltando as importantes contribuições da região nordeste para a construção da identidade cultural do município”, destacou o prefeito Martinazzo.

De acordo com a secretária de Educação, Cultura e Esporte, Lúcia Baroni, o projeto “A Feira de São Cristóvão é Aqui” abraça as manifestações que fazem parte da Cultura da região nordeste visando ampliar o universo linguístico, valorizar as tradições culturais e a culinária típica do Nordeste.

nordeste2A cultura nordestina apresenta grande diversidade, sendo composta por diversos tipos de manifestações. Existem muitos imigrantes de nordestinos e descendentes em nosso município, que juntamente com o povo seropedicense ajudaram a construir e desenvolver nossa cidade. Esse projeto é uma forma de homenagear essas pessoas, ao mesmo tempo em que proporcionamos um convívio prazeroso entre pessoas com diferentes formações culturais, em um ambiente com muitas atrações”, afirmou Lúcia Baroni.

Segundo a subsecretária de Cultura, Nádia Alvarez, o projeto é fruto da combinação entre diferentes matrizes culturais, como a portuguesa, a indígena, a africana, entre outras. “Esse projeto enfatiza o imaginário popular nos aspectos cênicos, plásticos, rítmicos, sonoros, imagéticos e corporais, através de uma evolução coreográfica e musical que estabelece a atmosfera de uma grande festa popular”, disse.

Por Hudson Glória || Ana Paula Jacintho

Fotos: Brunno Rangel