PREFEITURA DE SEROPÉDICA FISCALIZA E NOTIFICA EMPRESA NO BAIRRO SÃO MIGUEL

Uma equipe técnica da Secretaria Municipal de Ambiente e Agronegócios (SEMAMA) de Seropédica esteve no bairro São Miguel na última sexta-feira (12), a ida até o local teve por objetivo atender a uma solicitação dos moradores, que reclamavam do mau cheiro e dejetos que uma empresa instalada no bairro produzia, e que direcionava a algumas vias públicas.

O exame foi realizado na empresa Fazenda Águas Lindas Indústria e Comércio de Carnes, localizada na Avenida dos Bandeirantes. A indústria tem como atividade principal a produção de produtos cárneos (charque), e atua no município sob a supervisão do Serviço de Inspeção Estadual do Estado do Rio de Janeiro.

A Prefeitura de Seropédica atua por meio de fiscalizações periódicas, que são realizadas pela SEMAMA em empreendimentos com licença ambiental fornecida pela administração municipal. Essas fiscalizações acontecem de duas formas: São determinadas previamente ou são efetuadas em casos emergenciais, como ocorreu nesta ocasião, onde a empresa foi notificada devido aos incômodos causados a vizinhança e aos impactos negativos a que pode submeter o meio ambiente.

Segundo o Secretário Municipal de Ambiente e Agronegócios, Ademar Quintella, foram encontradas irregularidades, por isso, a empresa notificada deverá providenciar algumas correções.

De acordo com o que avaliamos no local a empresa deverá providenciar 4 modificações, a minimização dos odores através da cobertura do tanque de decantação e a colocação imediata de Aeradores; a minimização de ruídos por meio da elevação do muro lateral, onde estão localizados os motores da torre de refrigeração, além de isolar o local com barreira acústica; o gerenciamento de resíduos sólidos – fazer a correção imediata e a retirada de todo material, acondicioná-lo em sacos plásticos e conservá-los em recipientes com tampas para que sejam coletados pela empresa credenciada a realizar o serviço por meio do manifesto de resíduos; e a correção imediata do despejo de água proveniente da sobra de água dos lavatórios e chuveiros”, afirmou Ademar Quintella.

Na última segunda-feira (15) a equipe técnica da SEMANA retornou ao bairro para participar de uma reunião na Associação de Moradores de São Miguel, onde esclareceram à população algumas dúvidas e informaram sobre os procedimentos aos quais a empresa foi notificada a realizar.