PREFEITURA DE SEROPÉDICA FAZ MAPA DE RISCO PARA COMBATE AO AEDES AEGYPTI

No mês de fevereiro a Prefeitura de Seropédica, através da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil, realizou um levantamento do Índice Rápido do Aedes aegypti, nesse documento constam informações adquiridas pelo os Agentes de Combate às Endemias, que visitaram 1 casa de cada 5 residências por bairro, ou seja, foi feita a visita a 1/5 das residências.dengue1

De acordo com o levantamento, seguindo o que preconiza o Ministério da Saúde, o município encontra-se com baixo risco, já que, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), um índice de infestação abaixo de 1% demonstra que a proliferação do mosquito está controlada e, em Seropédica o índice foi de 0,6 para o Aedes aegypti e 0,8 para o Aedes albopictus (até a presente data não existe transmissão de dengue, chikungunya e zika vírus por esse mosquito).

Os índices demonstram que o município apresenta baixo risco para epidemia, entretanto, é necessário que a população continue auxiliando as instituições de Saúde no combate ao mosquito. Ao todo, no município de Seropédica, foram visitados 2692 imóveis. A coordenadoria municipal de Vigilância em Saúde definiu, de acordo com cada bairro, os seguintes índices de infestação: Bairro Santa Sofia (0,4%); bairro Fazenda Caxias (0,4% e 0,9%), pois o bairro foi dividido em das áreas; bairro Boa Esperança (0,1% e 0,8%), devido a este bairro também ter sido dividido em duas áreas; bairro Parque Jacimar (0,4%); bairro Dom Bosco (1,3%); bairro Jardim das Acácias (0,4%); bairro Campo Lindo (0,7%) e, centro da cidade (0,4%).

No período de 08/03/2016 até 29/03/2016 a Prefeitura de Seropédica estará realizando o projeto “Meu Bairro Sem Aedes Aegypti”, o projeto prevê a visitação, por parte dos Agentes de Combate às Endemias, em todos os bairros da cidade, também serão realizadas atividades com alunos das escolas localizadas no município. A atividade é fruto de uma parceria entre as secretarias de Saúde e de Educação, a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRuralRJ,) a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado do Rio de Janeiro (Pesagro) e outros órgãos.

Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa)

O QUE É LIRAa?

O LIRAa é mapeamento rápido dos índices de infestação por Aedes aegypti, através dele é possível verificar os bairros onde existem uma concentração maior do mosquito.

Vantagens: Identifica os criadouros predominantes e a situação de infestação do município; Permite o direcionamento das ações de controle para as áreas mais críticas.

Como é feito: O município é dividido em grupos, em cada grupo, também chamado estrato, são pesquisados todos os imóveis. Os estratos com índices de infestação predial que sejam inferiores a 1% estão em condições satisfatórias, de 1% a 3,9% estão em situação de alerta e, superior a 4%, há risco de surto de dengue.

Fonte: Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil (SMSDC) de Seropédica

Edição: Hudson Glória