PREFEITURA DE SEROPÉDICA ENTREGA OUTORGAS ÀS EMPRESAS BRASILIT E VBI LOG

Outorgas destinam-se respectivamente à perfuração de poço artesiano e construção de ponte

A Prefeitura de Seropédica, através da Secretaria de Ambiente e Agronegócios (SEMAMA), está regulamentando o uso de poços artesianos na cidade. Em uma demonstração de adesão à iniciativa, nesta quinta-feira (15) o gerente da unidade da Brasilit em Seropédica, Oswaldo Salsa, recebeu das mãos do prefeito de Seropédica Alcir Martinazzo, outorgas concedidas pelo Instituto Estadual do Ambiente (INEA) para perfuração de poços artesianos na unidade da empresa. A água desses poços será utilizada para uso industrial, como também para consumo humano, sendo utilizada, por exemplo, em torneiras e chuveiros da unidade.2 (13)

Martinazzo parabenizou o gerente da Brasilit pela preocupação da empresa com a regularização e utilização de águas subterrâneas em suas unidades industriais, para ele, o exemplo de uma grande empresa brasileira, como a Brasilit, reforçará a iniciativa da Prefeitura, culminando em uma grande economia para vários setores e, consequentemente, para a sociedade. “A preocupação ambiental e com a sustentabilidade por parte das empresas é muito importante para a nossa gestão, inclusive, a Prefeitura lançou o IPTU Verde, que garante desconto de 17% a 25% no valor do imposto para residências que adotem medidas de sustentabilidade, além das licenças municipais ambientais, que têm como condicionantes medidas como a captação de água da chuva e o uso de energia solar“, frisou Martinazzo.

O gerente da Brasilite explicou que o projeto da unidade foi concebido a partir de conceitos sustentáveis, utilizando em sua construção produtos e sistemas inovadores fornecidos por empresas do Grupo Saint-Gobain, como por exemplo, revestimento de fachadas em placas cimentícias, telhas térmicas de fibrocimento TopComfort, ambos produtos da Brasilit, e uma combinação de vidros técnicos e sistemas de iluminação inteligentes. “A aplicação dessas soluções resulta no conforto térmico e acústico, contribuindo para o bem-estar dos trabalhadores e a facilidade na conservação predial. Essa unidade fabril também foi construída de maneira a consumir menos recursos, tais como água e energia elétrica, e está licenciada pelo município. A fábrica conta com coleta e utilização de águas pluviais, e um sistema que permite que toda a água excedente retorne para o processo, tornando-o sem perdas. Além disso, foram escolhidas modernas máquinas que reduzem o consumo de energia elétrica e ainda oferecem mais segurança aos trabalhadores”, expôs Oswaldo Salsa.

Ademar Quintella, secretário municipal de Ambiente e Agronegócios, destacou que a Outorga é o ato administrativo que expressa os termos e as condições mediante as quais o Poder Público permite, por prazo determinado, o uso de recursos hídricos. “Direciona-se ao atendimento do interesse social e tem por finalidades assegurar o controle quantitativo e qualitativo dos usos da água e disciplinar o exercício dos direitos de acesso à água”, esclarece.

VBI LOG SEROPÉDICA RECEBE OUTORGA PARA CONSTRUÇÃO DE PONTE

A VBI Real Estate, em parceria com a Real Estate Development (RED), que é responsável pelo desenvolvimento, gestão e comercialização do VBI LOG Seropédica, também receberam das mãos do prefeitoMartinazzo a outorga para construção de uma ponte de 28,5 metros de comprimento por 9 metros de largura que beneficiará tanto a empresa logística como também a população que trafega pela Rua São Domingos, no bairro Boa Esperança.

De acordo com Daniel Werneck, gerente de contrato do empreendimento VBI Log, o local foi escolhido por apresentar os requisitos necessários para o desenvolvimento de um empreendimento desta natureza, como a localização privilegiada. “O Condomínio Logístico VBI LOG Seropédica está situado próximo ao entroncamento do Arco Metropolitano com a Rodovia Presidente Dutra, apresentando assim acesso fácil ao Porto de Itaguaí e seu Polo Siderúrgico, além dos polos Petroquímico de Duque de Caxias e Itaboraí, do Aeroporto do Galeão e também da cidade de São Paulo”, declarou.

Ademar Quintella informou que a outorga diz respeito à supressão de árvores localizadas no local aonde a empresa irá construir a ponte.