PREFEITURA DE SEROPÉDICA E MINISTÉRIO DO ESPORTE CAPACITAM MONITORES DO PELC

O Programa Esporte e Lazer da Cidade (PELC) é uma iniciativa do Ministério do Esporte que visa democratizar o acesso às práticas esportivas eccc de lazer, atuando em parceria com as administrações municipais. A formação da cidadania é o elemento central da proposta do programa, já que o PELC é uma ferramenta pedagógica para o desenvolvimento de políticas locais que tratem o esporte e o lazer como direitos sociais.

Na última quinta-feira (11) a Prefeitura de Seropédica, por meio da Secretaria Municipal de Educação Cultura e Esporte (SMECE), em parceria com o Ministério do Esporte, iniciou o Processo de Capacitação – Módulo introdutório do Programa de Esporte e Lazer da Cidade (PELC). A capacitação segue até sábado (13) e vai preparar Coordenadores de Núcleo e Agentes Sociais para a execução do programa em Seropédica.

A formação introdutória, obrigatoriamente, será realizada de forma modular, garantindo no mínimo 32 horas de aula. As aulas são ministradas por monitores da Equipe de Formação do PELC, oriundos do Ministério do Esporte e, esta é uma das exigências para que o convênio obtenha a ordem de início ratificada pelo Ministério do Esporte.

cO PELC é mais uma ferramenta adotada pela Prefeitura de Seropédica na luta pela inclusão social e formação da cidadania de nossos jovens. A importância com que SMECE tem tratado o Programa fica clara na realização dessas capacitações, precisamos qualificar cada vez mais os monitores para que os resultados finais sejam satisfatórios. Trata-se de um investimento no futuro das nossas crianças”, comemorou o Prefeito Martinazzo.

O Coordenador Pedagógico do PELC, Igor da Costa, realizou a apresentação do evento, e agradeceu a presença de todos, em seguida solicitou que fosse composta a mesa, com a presença de Alexandre Rafael, Assessor Especial da Prefeitura de Seropédica, que representou o Prefeito Martinazzo, de Suelen Soares, Diretora de Esporte da SMECE, de Claudino Fernandes, Representante da Entidade Fiscalizadora/Controladora do PELC, de Sérgio Luiz, Coordenador de Futebol de Campo e dos Técnicos do Programa, Luiz Lira, Carlos Borges e Cristina Carvalho.

De acordo com a Secretária de Educação Cultura e Esporte, Lúcia Baroni, a capacitação ofertada pelo Ministério do Esporte amplia o conhecimento dos agentes, criando mais subsídios para a execução do Programa. “Capacitar os agentes sociais e coordenadores é um passo importante. O contato no início da parceria faz com que compreendam e tenham acesso às informações, além de sanarem suas dúvidas sobre o Programa, potencializando suas atuações baseados na realidade de cada local”, afirmou.