PREFEITURA DE SEROPÉDICA E GOVERNO DO ESTADO UNIDOS NA PREVENÇÃO À DEPENDÊNCIA QUÍMICA

Na última semana o secretário de Saúde e Defesa Civil de Seropédica, Dr.º César Cilento, se reuniu com o secretário de Estado de Prevenção à Dependência Química, Felipe Pereira, com o Deputado Federal Wilson Beserra e com representantes da “Comunidades Terapêuticas” localizadas em Seropédica. O motivo da reunião, de acordo com o secretário de Estado, foi dar um ritmo mais aprimorado às políticas de prevenção à Dependência Química por meio de uma parceria entre Estado, Município e as “Comunidades Terapêuticas”. A atuação do Deputado Federal, em Brasília, buscará auxiliar a Prefeitura de Seropédica na aquisição de verbas advindas de programas ligados ao combate à Dependência Química.dq1

Temos buscado possibilidades de ajudar as comunidades terapêuticas através de orientações, capacitações, monitoramento e aprimoramento dos serviços prestados. Todos os centros de tratamento que atuam em parceria com a União ou o Estado têm, por natureza de contrato, um vínculo direto com a rede de Saúde municipal, seja por meio das Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) ou através dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps) e Caps AD, que lida diretamente com dependência por álcool e/ou drogas. Esse vínculo se faz necessário, pois, após ressocialização do acolhido, ele recebe acompanhamento da Rede Municipal de Saúde”, afirmou o secretário de Estado Felipe Pereira.

De acordo com o secretário de Saúde e Defesa Civil de Seropédica, Dr.º César Cilento, a parceria entre as três esferas de Governo é de extrema importância, pois facilitará o acesso e a participação do Município em programas e ações que visam o combate à Dependência Química.

Nossa intenção é ampliar o trabalho de prevenção que já é realizado pelas Comunidades Terapêuticas, temos inúmeros jovens que se envolvem com a questão do vício, e meu papel, como cidadão e como político, é ajudar essas pessoas em seu processo de ressocialização, o que, consequentemente, é ajudar Seropédica. Lidamos não somente com a recuperação de pessoas, mas sim de famílias, pois a Dependência Química traz a degradação da sociedade à tona. Nosso papel é preservar a família”, disse o Deputado Federal Wilson Beserra.

Por Hudson Glória

Fotos: Luiz Calderini