PREFEITURA DE SEROPÉDICA E ACIAPS PARTICIPAM DO MOVIMENTO COMPRE DO PEQUENO

Movimento Compre do Pequeno Negócio tem o objetivo de mostrar a importância dos pequenos negócios para o desenvolvimento socioeconômico de Seropédica e do País

O Dia da Micro e Pequena Empresa é celebrado em 5 de outubro, data em que se comemora a aprovação do Estatuto das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte, por isso, este dia foi escolhido para ser o grande marco do Movimento.

Ao valorizar o comércio local promove-se o desenvolvimento social, já que o consumidor ajuda no fortalecimento dos pequenos negócios e, consequentemente, há estímulo para as empresas inovarem, melhorarem seus desempenhos, diversificarem as ofertas de produtos e aperfeiçoarem o atendimento.

Adriano Amaral, presidente da Associação Comercial, Industrial e Agropastoril de Seropédica (ACIAPS), que também é subsecretário de Indústria e Comércio, fala da importância em comprar no comércio de nosso município. “Os pequenos negócios fazem parte do cotidiano de todos os brasileiros. Os empreendimentos locais são também a base da economia brasileira, apresentando 98% do universo empresarial do país e respondendo por 27% de tudo o que é produzido. São esses segmentos os grandes responsáveis pela distribuição de renda e pelo equilíbrio social, contribuindo com 52% dos empregos gerados no Brasil e por 40% da massa salarial”, explica.

Segundo o subsecretário, atualmente, tem-se discutido sobre o papel do comércio local como fonte de emprego e renda e no desenvolvimento de Seropédica. “Através do comércio local a cidade aumenta a oferta de empregos à população, contribuindo para o desenvolvimento da própria cidade e para o aprimoramento da mão de obra local. Os empregos e salários gerados se transformam em bem estar e qualidade de vida. Com o crescimento do comércio local a economia cresce, consequentemente, a população vive melhor, em condições mais dignas, e o dinheiro circula aqui mesmo. Hoje em dia, manter o comércio local ativo requer fatores imprescindíveis aos empresários, devido a competitividade, à grande carga tributária e a enorme burocracia que requer para seu funcionamento”, destaca Adriano Amaral.

Muitas pessoas fazem compras fora do município achando que terão vantagens, na realidade, comprar no pequeno comércio de nossa cidade gera emprego e renda, aumentando com isso a arrecadação de impostos, que serão revertidos em obras e crescimento para Seropédica. “Seropédica tem recebido apoio técnico do SEBRAE com cursos que orientam o Micro e Pequeno Empresário através da Sala do Empreendedor, localizada na Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável da Prefeitura de Seropédica. Acreditar nas potencialidades e nas perspectivas do comércio local é acreditar no desenvolvimento do município. Os moradores devem crescer  com a cidade, prestigiando o comércio local”, enfatiza o secretário de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável Fábio Cavalcante.

O que é o movimento “Compre do Pequeno”?

O ano de 2015 tem sido de cautela para as micro e pequenas empresas de todo o Brasil, no entanto, para que os pequenos negócios não sejam tão afetados pela instabilidade econômica, o Sebrae lançou o Movimento Compre do Pequeno Negócio.

Trata-se de um movimento que procura sensibilizar o público sobre a importância de comprar produtos e serviços dos pequenos negócios. “Promover esse tipo de consumo significa ganhos para toda a economia, principalmente a local, pois ajuda a estabelecer um comércio mais justo, por meio, por exemplo, da criação de empregos para a comunidade e de uma melhor distribuição de renda”, declara Adriano Amaral.

O movimento também se apropria da capacidade que os pequenos negócios têm de se adaptarem às mudanças do mercado, superando os desafios com criatividade ao aproveitarem o clima de incerteza financeira para seguirem rumo a novas possibilidades de inovação, de diferenciação e de conquista de novos clientes e mercados.