DETRAN E PM REALIZAM AÇÕES PARA MELHORIAS NO TRÂNSITO DE SEROPÉDICA

Veículos recolhidos são levados para o Pátio de Veículos de Seropédica, já em funcionamento

O Detran e a Polícia Militar estão realizando ações conjuntas com frequência em algumas vias do município de Seropédica para garantirem a segurança de motoristas e pedestres. Na última semana os dois órgãos realizaram uma Fiscalização de Trânsito em veículos que transitavam pela estrada RJ-099 (Reta de Piranema), uma das principais vias utilizadas por moradores de Seropédica para chegarem ao município de Itaguaí e ao bairro de Santa Cruz, no município do Rio de Janeiro.5

A implantação do Pátio de Veículos facilita a realização de ações constantes em Seropédica. Nestas ações retiramos das ruas veículos que tenham sido abandonados nas vias do município e, apreendemos e retiramos de circulação veículos com risco de trafegabilidade ou que estejam com documentação irregular. O recolhimento destes veículos influencia no aumento da receita municipal, pois, da arrecadação total vinda das diárias e demais taxas, 10% é direcionada à Prefeitura, que também recebe do Governo do Estado um percentual dos valores pagos em IPVA’s e multas no município”, declarou Darlan Vidal, gerente do Pátio de Veículos de Seropédica.6

Compete a cada órgão uma responsabilidade distinta na realização das operações. À Prefeitura de Seropédica cabe a responsabilidade da guarda dos veículos recolhidos, que são levados ao Pátio de Veículos de Seropédica, já em funcionamento no quilômetro 42 da BR-465 (antiga Est. Rio-São Paulo) desde o dia 16 de novembro de 2015. O Detran é o órgão responsável por fiscalizar a documentação dos veículos, e tinha como representante nesta fiscalização o Assistente Técnico de Trânsito e Coordenador da Operação, Rodrigo Bezerra, já a Polícia Militar atua no sentido de coibir fugas ou possíveis ações de desacato contra fiscais do Detran.

7Segundo o prefeito Martinazzo, a implantação do Pátio de Veículos de Seropédica será extremamente benéfica para o aumento da receita do município, além de influenciar positivamente no nível de trafegabilidade do trânsito na cidade.

O Pátio de Veículos de Seropédica conta com uma área de 45.000 metros quadrados e um sistema de monitoramento por câmeras que permite a detecção de invasores através de um mecanismo que utiliza raios infravermelhos, além de vigilância armada 24h por dia, realizada por profissionais qualificados. A Prefeitura não tem custos com mão de obra, reboques, locações etc, pois todos os gastos são pagos com a receita adquirida pela empresa responsável pela administração do Pátio, através das diárias e taxas de reboque”, afirmou o prefeito Martinazzo.

Por Hudson Glória

Fotos: Luiz Calderini