PREFEITURA DE SEROPÉDICA DARÁ INÍCIO À VACINAÇÃO CONTRA INFLUENZA H1N1

A Secretaria de Saúde e Defesa Civil de Seropédica iniciará no próximo dia 4 de maio a vacinação contra a gripe H1N1. Os pais de crianças menores de 5 anos que ainda não levaram os filhos para receberem a primeira dose da vacina terão uma segunda chance. As pessoas que têm doenças crônicas, gestantes e idosos também poderão se vacinar.

Pretendemos vacinar todas as crianças, gestantes, idosos e pessoas com doenças crônicas, montamos esta estratégia para atingir todo o município”, declarou o secretário de Saúde e Defesa Civil, Dr.º Artur Corrêa.

A vacinação da contra a gripe Influenza começará dia 04/05/2015, serão vacinados:

– Crianças de 6 meses a 2 anos de idade;

– Idosos a partir de 60 anos;

– Gestantes;

– Puérperas;

– Trabalhadores da área de Saúde;

– Pessoas doenças crônicas.

A influenza é uma doença respiratória infecciosa de origem viral, que pode levar a complicações graves e até mesmo à morte, especialmente nos grupos de alto risco, que são as pessoas com as características citadas no parágrafo anterior.

Neste ano o Ministério da Saúde, por meio da Coordenação Geral do Programa Nacional de Imunizações (CGPNI), do Departamento de Vigilância das Doenças Transmissíveis e da Secretaria de Vigilância em Saúde, iniciou a 17ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, realizada no período de 27 de abril a 22 de maio, sendo 9 de maio um dia de Mobilização Nacional. O público alvo da campanha representará aproximadamente 49,6 milhões de pessoas.

Esta ação envolve as três esferas gestoras do Sistema Único de Saúde (SUS), contando com recursos da União, das Secretarias Estaduais de Saúde (SES) e Secretarias Municipais de Saúde (SMS). Estima-se o funcionamento de aproximadamente 65 mil postos de vacinação, com o envolvimento de 240 mil pessoas e a utilização de 27 mil veículos (terrestres, marítimos e fluviais).

Vamos participar ativamente desta e de outras campanhas propostas pelo Governo Federal, pretendemos erradicar esta enfermidade em nosso município, protegendo nossa população através de ações preventivas e de combate”, afirmou o Prefeito Martinazzo.