PREFEITURA DE SEROPÉDICA APOIA PROJETOS CULTURAIS DO MUNICÍPIO

Projeto Percussa Brasil dissemina Cultura através da música

 

Além de ter sido responsável pela criação do Centro Cultural de Seropédica (CCS), que é coordenado pela subsecretaria de Cultura da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte (Smece), a administração do prefeito Alcir Martinazzo dá apoio a projetos e iniciativas culturais que visam proporcionar bem-estar social, disseminar conhecimentos e democratizar o acesso a Cultura em Seropédica.percussa

Através do investimento em atividades culturais estamos tirando nossas crianças e jovens das ruas e oferecendo oportunidades de aprendizado em diferentes áreas da Cultura, além de facilitarmos o acesso de nossos munícipes, tanto alunos da rede municipal quanto a população em geral, a iniciativas que enriqueçam social e culturalmente a cidade de Seropédica. Com a criação de Centro Cultural de Seropédica (CCS) elevamos os investimentos em Cultura a níveis nunca antes vistos na história da cidade, o CCS se tornou uma referência para inúmeras famílias, que participam ativamente das oficinas e atividades realizadas no Centro Cultural”, destaca o prefeito Martinazzo.

1A Prefeitura de Seropédica auxilia, entre outros projetos e grupos culturais, o Percussa Brasil, que é coordenado pelo músico, poeta e escritor seropedicense Obadias Guimarães, conhecido popularmente como Badu. O projeto está em atividade no município desde 2005, porém, encontrou na atual gestão, por parte da secretária municipal de Educação, Cultura e Esporte Lúcia Baroni, o apoio necessário para a ampliação das ações, que acontecem dentro e fora do território de Seropédica, tendo como público alvo crianças e jovens.

percussa2Levamos o Grupo Cultural Percussa Brasil para dentro das unidades escolares municipais, a intenção é ofertar a nossas crianças possibilidades que antes não existiam, de acesso à Cultura. Além da parte musical os alunos também aprendem conceitos de artes visuais, através de oficinas de grafite. Possibilitamos o acesso à Cultura através da música e das artes visuais, e também oferecemos a nossas crianças e jovens atividades para preencherem o tempo durante o período em que não estão estudando”, declara a secretária de Educação, Cultura e Esporte Lúcia Baroni.

As aulas do Grupo Cultural Percussa Brasil acontecem do Centro Cultural de Seropédica (CCS), que funciona na Fazenda Paraíso da Serrinha, localizada na BR-465 (Km 52 da ant. Estrada Rio-São Paulo) nº 2895, próxima à Praça de Pedágio.

O projeto consiste em oficinas de Percussão, Grafite e Poesia, que utilizam, além de instrumentos musicais convencionais, outros instrumentos concebidos através de materiais recicláveis. Além de ensinarmos os alunos, também realizamos apresentações em diversos tipos de eventos. Temos alunos que iniciaram a ‘vida musical’ dentro projeto e hoje são músicos profissionais, professores de Música ou cursam faculdade de Música, tendo se tornado multiplicadores da arte, que é o foco primordial do projeto. Felizmente temos em nossa cidade o apoio do prefeito Martinazzo e da secretária Lúcia Baroni, o que têm nos aberto muitas portas para a ampliação do Percussa Brasil”, comemora, Obadias Guimarães, idealizador do Grupo Cultural.

Por Hudson Glória

Fotos: Acervo Percussa Brasil