PREFEITO MARTINAZZO RECEBE DO GOVERNO DO ESTADO BASE CARTOGRÁFICA DE SEROPÉDICA

Informações da base cartográfica possibilitarão aumento de arrecadação e diminuição de despesas

_DSC0665Na última sexta-feira (02) o prefeito de Seropédica, Alcir Martinazzo, e a subsecretária municipal de Fazenda, Lucimar Simas, estiveram presentes na sede do Departamento de Estradas de Rodagem do Rio de Janeiro (DER/RJ) para participar da cerimônia de entrega da Base Cartográfica Urbana dos Municípios da Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Ao todo, 3.019 Ortofotocartas (uma espécie de foto/mapa aéreo) foram distribuídas, retratando com precisão os mais de 2 mil quilômetros quadrados de área urbana de 19 dos 21 municípios da região. As prefeituras de Rio de Janeiro e de Niterói já possuem o levantamento. As Ortofotocartas – entregues em mapas e em pen drives – reproduzem imagens aéreas detalhadas da ocupação urbana do território metropolitano.

A Prefeitura de Seropédica fará bom uso das informações as quais tivemos acesso através da base cartográfica, poderemos aprofundar os estudos sobre o município em diferentes áreas de atuação, além de otimizarmos o sistema de arrecadação. Conseguiremos receitas maiores e diminuiremos despesas, tudo isso, mais uma vez, graças à parceria da Prefeitura de Seropédica com o Governo do Estado”, comemorou o prefeito Martinazzo.

_CSC0645Além de receber a Ortofotocarta de Seropédica, Martinazzo também fez parte da mesa diretora do evento ao lado dos prefeitos de Queimados e Rio Bonito, Max Lemos e Solange Almeida, respectivamente, do diretor-executivo Câmara Metropolitana de Integração Governamental (Cmig), Vicente Loureiro, do presidente de DER/RJ, Ângelo Pinto, do presidente do Centro Estadual de Estatística, Pesquisas e Formação dos Servidores (Ceperj), Delmo Morani, do presidente do Centro de Processamento de Dados do Estado do Rio de Janeiro (Proderj), Antônio Bastos, do secretário de Estado de Planejamento e Gestão, Francisco Caldas, e do secretário de Estado de Obras, José Iran Peixoto Jr., que representou o Governador do Estado em exercício, Francisco Dornelles.

_CSC0657A iniciativa da Câmara Metropolitana contou com investimento do Banco Mundial, que resultou na contratação do levantamento aerofotogramétrico. Durante os meses de dezembro de 2015 e janeiro de 2016 foi feito um sobrevoo da região, identificando as áreas de adensamento populacional e as áreas de preservação ambiental. O trabalho foi feito na escala 1;2000 (um para 2 mil), considerada a mais adequada no uso do planejamento urbano.

Uma base cartográfica é fundamental para qualquer iniciativa de planejamento. O sistema permitirá a melhoria do sistema de arrecadação de impostos, como o IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) e o ITBI (Imposto Sobre a Transmissão de Bens Imóveis), além da melhoria do planejamento dos serviços públicos, como por exemplo, a coleta de lixo”, explicou o diretor-executivo da Câmara Metropolitana, Vicente Loureiro._DSC0633

Os municípios de Seropédica, Nova Iguaçu, Duque de Caxias, Magé, Guapimirim, Paracambi, Itaguaí, Japeri, Mesquita, São João de Meriti, Tanguá, São Gonçalo, Cachoeiras de Macacu, Belford Roxo, Itaboraí, Maricá, Rio Bonito e Queimados receberam os Ortofotocartas. Além das prefeituras, o trabalho também será entregue a 23 órgãos estaduais, entre os quais a Cedae, o Inea (Instituto Estadual do Ambiente) e o Iterj (Instituto de Terras e Cartografia do Estado do Rio de Janeiro).

Com a nova base cartográfica, que consiste no mapeamento do município, aprofundaremos nossa compreensão sobre Seropédica no que diz respeito às áreas de Saúde, Obras, Planejamento e Fazenda, através dessa ferramenta teremos subsídios para uma melhor gestão, alavancando consideravelmente o processo de desenvolvimento da cidade através de um planejamento mais eficaz das ações de Governo”, destacou a subsecretária de Fazenda de Seropédica, Lucimar Simas.

Por Hudson Glória