PARCERIA POSSIBILITA REALIZAÇÃO DE SEMINÁRIO SOBRE CONTABILIDADE EM SEROPÉDICA

O auditório do Pavilhão de Aulas Teóricas (PAT) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRuralRJ) recebeu nos dias 15 e 16 de junho (quarta e quinta-feira) o Seminário Itinerante de Contabilidade no Setor Público – NBC T 16. O evento foi realizado graças a uma parceria entre a Prefeitura de Seropédica, o Conselho Regional de Contabilidade do Estado do Rio de Janeiro (CRC/RJ) e a UFRuralRJ.

CONTABILIDADE1O SICSP teve sua abertura realizada pelo secretário de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável de Seropédica, Fábio Cavalcante, que representou o prefeito municipal Alcir Fernando Martinazzo.

A aproximação entre a Prefeitura de Seropédica e a UFRuralRJ tem gerado inúmeros frutos. Desta vez contamos com o CRC/RJ, através desse novo parceiro conseguimos realizar um seminário de extrema importância para a administração pública, e que beneficiou também aos alunos da instituição e profissionais da área de Contabilidade em geral”, afirmou o prefeito Martinazzo.

Além de discussões propositivas, o evento também contou com palestra “A Contabilidade na Prática Municipal”, ministrada pela Conselheira do CRC/RJ, Ana Luiza Pereira Lima, que também é analista de controle interno da Secretaria de Estado de Fazenda e exerce o cargo de auditora-geral do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro.

Mais uma vez, através de parceria, estamos conseguindo trazer eventos importantes para Seropédica. Neste seminário, por meio da Sala do Empreendedor, estamos capacitando os servidores da Prefeitura em relação à área contábil, o que consequentemente beneficia a população, tanto do ponto de vista do atendimento quanto no que diz respeito às práticas contábeis referentes à gestão municipal”, assegura o secretário municipal de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável, Fábio Cavalcante.CONTABILIDADE2

A iniciativa teve a participação da contadora e presidente do CRC/RJ, Vitória Maria, pelo delegado do núcleo do CRC/RJ do bairro Campo Grande, o contador Roberto Otoniel, pelo chefe do Departamento de Ciências Contábeis e Finanças (DCCF) da UFRuralRJ, Alessandro Pereira, além da contadora e professora de Contabilidade Governamental, também do DCCF, Cléia Maria.

Buscamos através do evento, levar conhecimento ao Setor Público, principalmente às controladorias dos municípios e profissionais de Contabilidade que estão alocados nesses locais, para que todos possam acompanhar as mudanças que estão acontecendo no setor, tanto na área privada quanto na pública”, explicou Vitória Maria, atual presidente do CRC/RJ.

Durante o seminário debates intermediados pela contadora Fernanda Rodrigues consistiram em torno de assuntos que abordam a elaboração e análise de demonstrações contábeis aplicadas ao Setor Público. A intermediadora é professora do CRC/RJ e de cursos de graduação e pós-graduação, sendo pós-graduada em Gestão Governamental e Controle Orçamentário e mestranda do curso de Ciências Contábeis da Faculdade de Administração e Finanças (FAF) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), além de ser analista de Planejamento e Orçamento da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (SEPLAG/RJ).

Preparamos o SICSP em parceria com a Prefeitura de Seropédica e o Conselho Regional de Contabilidade do Estado do Rio de Janeiro (CRC/RJ) para trazer noções de Contabilidade Pública para os alunos da UFRuralRJ, para os profissionais de Contabilidade em geral e funcionários públicos que trabalham em setores da administração pública responsáveis pela área contábil. A Contabilidade Pública atualmente está em convergências com as normas técnicas internacionais, então, através do seminário, todos poderão se desenvolver e se aperfeiçoarem à respeito das novidades da Contabilidade Pública”, disse a professora Cléia Maia.

Por Hudson Glória

Fotos: Luiz Calderini