PARCERIA ENTRE PREFEITURA, UFRuralRJ E EMATER BENEFICIA AGRICULTORES DE SEROPÉDICA

Por meio da Secretaria Municipal de Ambiente e Agronegócios (Semama) a Prefeitura de Seropédica tem buscado auxiliar os agricultores do município através de várias ações que visam, entre outras coisas, melhorar a qualidade de vida no campo conciliando o aumento da renda do produtor rural com a conservação e o uso sustentável dos recursos naturais.

A Prefeitura de Seropédica, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Rio de Janeirowhatsapp-image-2016-09-14-at-15-01-09 (Emater/RJ), e a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRuralRJ), estão promovendo por meio de parceria um curso de corte e costura para as cônjuges dos agricultores do Bairro Carretão. A Semama é responsável por administrar o Centro de Vivência das Áreas de Proteção Ambiental (Cvapa), órgão da Prefeitura de Seropédica localizado no bairro Carretão, onde estão sendo ministradas as aulas do curso, além disso, o Cvapa também fornece orientações e cursos direcionados aos agricultores de Seropédica. A bióloga e coordenadora de Educação Ambiental da Semana, Fabiana Silva, juntamente com a Técnica Ambiental Marilene da Cruz, por exemplo, ministram oficinas de reaproveitamento de matérias e também ensinam a forma correta de se fazer o plantio de mudas de plantas medicinais.

O Consultor da Emater Erich Quintella, do Programa Empreender, intermediou a execução da parceria comwhatsapp-image-2016-09-14-at-15-01-10 a UFRuralRJ, que por sua vez enviou a Técnica Luanda dos Santos, da área de Economia Doméstica, para ministrar gratuitamente à população o curso de Técnicas Básicas de Confecção. “As mulheres reclamaram que os cursos só eram destinados aos homens e que elas queriam um curso que pudesse ampliar a renda familiar”, disse.

O secretário municipal de Ambiente e Agronegócios, Ademar Quintella, afirma que, com esse tipo de ação, a agricultura tende a crescer no município. “As ações da Prefeitura, neste e em outros bairros, têm o objetivo de aumentar a oferta de gêneros alimentícios, impulsionar a atividade agrícola, movimentar a economia e melhorar a qualidade de vida do homem do campo”, explica.

whatsapp-image-2016-09-14-at-15-05-13Além de cursos e orientações gratuitas a Prefeitura de Seropédica também vem realizando outras atividades no Bairro Carretão, no último deles, a Semama foi responsável por arar e gradear algumas propriedades visando incentivar a agricultura orgânica. O agricultor David Silva Magno, proprietário do Sítio Nossa Senhora da Conceição, falou a respeito da iniciativa da Prefeitura: “Quero agradecer a Prefeitura de Seropédica por ajudar a nós, agricultores, que não temos condições de arar estas terras, agora poderei plantar milho e mandioca”, destaca.

Segundo o prefeito de Seropédica, Alcir Martinazzo, dar apoio ao pequeno e médio agricultor é uma questão de visão estratégica, dada à vocação do município para a agricultura familiar: “Trata-se de uma ação desenvolvida pela Prefeitura para ajudar o produtor com o cultivo de alimentos orgânicos e beneficiar sua família com cursos que possam ampliar a renda familiar. Nem todos os agricultores de nosso município contam com os equipamentos necessários para virar a terra na época do plantio, ajudá-los nesse processo é fundamental para que incentivemos a agricultura em Seropédica”, afirma o prefeito Martinazzo.