PARCERIA ENTRE PREFEITURA E UFRuralRJ PROMOVE VACINAÇÃO DE 700 CÃES EM SEROPÉDICA

A Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRuralRJ) e a Prefeitura Municipal de Seropédica realizaram neste sábado (29) a segunda edição do evento Veterinária Rural, onde houve vacinação de cerca de 700 cães e gatos na Praça Nildo Romano, no centro da cidade.whatsapp-image-2016-10-29-at-11-27-05-1

A ideia desse projeto surgiu a partir da iniciativa dos alunos do grupo PET/UFRRJ em querer conscientizar a população de Seropédica sobre os riscos de zoonoses e tumores de mama, pois são situações rotineiras no Hospital Veterinário da UFRuralRJ, tendo como base a inserção do Médico Veterinário como Agente de Saúde, com foco principal na prevenção, atuando como fonte de informação para a sociedade a cerca de diversos assuntos.

whatsapp-image-2016-10-29-at-11-26-09Temos mantido nossas parcerias com importantes instituições do município, o que só beneficia a população. Neste caso especificamente, a UFRuralRJ tem nos ajudado em relação ao controle animal, porém, temos atuado em parceria com a Universidade também em outras áreas. É importante nos relacionarmos de forma diplomática e cordial com as instituições que nos rodeiam, dessa forma, sempre beneficiaremos o cidadão através de iniciativas construídas mediante parcerias“, destacou o prefeito de Seropédica, Alcir Martinazzo.

A Tutora do Grupo PET, Ana Paula Barreira, explica: “O Pet é constituído de um grupo de estudantes de graduação sob a orientação de um professor tutor, que realizam atividades que possibilitem uma formação acadêmica ampla aos estudantes e que envolvam ensino, pesquisa e extensão”, disse.whatsapp-image-2016-10-29-at-11-27-04

O Professor Edson Jesus, coordenador do Curso de Medicina Veterinária, também falou a respeito dos projetos da UFRuralRJ que visam beneficiar o município, sendo observado pela diretora do Instituto de Veterinária, Miliana Moreira. “Estamos trazendo o Projeto de Castração de cães e gatos, o objetivo é diminuir a população errante; também temos o SOS animal, que é um Projeto de adoção; e o Projeto Equoterapia, que lida com crianças altistas. Levamos ao evento Veterinária Rural nosso laboratório móvel, e mostramos a população alguns exemplos de doenças que acometem os animais”, destacou Edson.

whatsapp-image-2016-10-29-at-11-27-05A Médica Veterinária Aline da Silva Costa é responsável pela vacinação de cães e gatos do município de Seropédica, e afirmou: “A vacinação vai continuar ate o mês de Dezembro, na próxima semana (Quinta e Sexta-Feira) estaremos vacinando no Bairro Santa Sofia e nos Condomínios Jardim Acácias e Parque das Flores, e logo em seguida, no Bairro Campo Lindo, aproveitamos o evento em parceria com  UFRuralRJ para vacinarmos animais do centro do município” destacou.

O Secretário Municipal de Saúde e Defesa Civil, Dr.º Cesar Cilento, declarou: “Manter a carteirinha de vacinação atualizada é fundamental para a Saúde do seu Pet. A vacinação ainda é o método de proteção mais confiável e eficaz contra as doenças infecciosas que acometem os animais. Além disso, quanto mais cães e gatos forem vacinados, maior será a proteção geral, pois a imunização em massa produz o chamado ‘efeito rebanho’. Imagine se conseguirmos vacinar 80% da população animal. Aqueles 20% que não foram vacinados ficam protegidos porque estão no meio dos outros, comemora.