PAIS BRILHANTES ALUNOS FASCINANTES

SMECE se destaca com ações para incentivar a presença dos pais no cotidiano escolar

 

Com a finalidade de fortalecer a aliança entre escola e comunidade, a Secretária de Educação, Cultura e Esporte, Lúcia Baronipromoveu no dia 27 de março, na Escola Municipal Vera Lúcia Pereira Leite, o primeiro debate do ciclo de palestras que tem como público alvo pais e responsáveis dos educandos da Rede Pública Municipal de Ensino.2 (1)

O tema da palestra foi “Alunos brilhantes, pais fascinantes”, e teve como objetivo mostrar que a participação ativa na vida escolar dos filhos interfere positivamente na qualidade do aprendizado, o que aumenta as chances do “sucesso escolar” por parte dos alunos.

A excelência é produto de muitas variáveis, como o talento individual e os estímulos providos pela própria escola, por exemplo, e não apenas de um ambiente favorável ao aprendizado em casa. O que já se sabe, no entanto, é que a participação dos pais é fundamental, ou mesmo decisiva, para um bom rendimento escolar. Nenhum outro fator tem tanto impacto para o progresso de um aluno quanto a interferência adequada da família.

Segundo a Gestora da Unidade Escolar, Idinéia Marvilla, esse tipo de ação tem muita relevância pedagógica, pois visa oportunizar a participação, estimulando a convivência social, a união e o respeito. “Percebemos que precisávamos mostrar qual a importância da família acompanhar a educação dos filhos“, relatou.

A presença dos pais legitima a educação que oferecemos. Os pais e responsáveis têm o direito e o dever de acompanharem a educação de seus filhos, e nada é tão decisivo para um bom desempenho escolar quanto o incentivo dos pais. Com esse plano de ação queremos mostrar que pais participativos ajudam a despertar nos filhos a curiosidade intelectual e fazem com que eles cultivem o apreço pelo estudo. Isso se faz perceber, de forma positiva, por toda a vida adulta”, afirmou a Secretária de Educação, Cultura e Esporte, Lúcia Baroni.