MATERNIDADE MUNICIPAL DE SEROPÉDICA COMEMORA NASCIMENTO DO BEBÊ NÚMERO 2500

A pequena Elloá Vitória Fontes Moraes nasceu com 3 quilos e 600 gramas, e representa uma grande marca para a saúde pública do município de Seropédica. Ela é o bebê de número dois mil e quinhentos nascido na Maternidade Municipal de Seropédica. O parto da criança dois mil e quinhentos era esperado por toda a equipe da maternidade, que comemorou o nascimento como um mérito ao trabalho desempenhado pela unidade.

Seguindo os princípios da Rede Cegonha e do Ministério da Saúde, a Maternidade Municipal de Seropédica tem como principal ação trabalhar na redução dos partos por meio de cirurgia cesariana, e substituí-los pelo parto natural e humanizado. O diretor da Maternidade, Hailton Falocci, reforça que a unidade foi criada com a proposta de prestar assistência de qualidade e referência. “O parto natural diminui o nascimento de bebês prematuros que precisam ir para Unidades de Terapia Intensiva (UTI) neonatais. Em casos onde a gravidez é de baixo risco, o parto normal humanizado é a melhor opção, já que a humanização é um procedimento no qual se preconiza a segurança da mãe e da criança, respeitando-os como sujeitos únicos e que merecem um acolhimento digno”, destacou.

2 (18)A Maternidade Municipal de Seropédica é considerada como uma referência no que diz respeito à saúde de gestantes e bebês na Baixada Fluminense, devido à qualidade do atendimento e a modernidade dos equipamentos. A Maternidade atende gestantes de cidades vizinhas como Itaguaí, Paracambi, Queimados, Japeri, Duque de Caxias, São João de Meriti, Mangaratiba, Nova Iguaçu e Rio de Janeiro.

Os investimentos realizados para o funcionamento da nossa Maternidade estão sendo reconhecidos. Além das melhorias estruturais também realizamos a modernização dos equipamentos e a otimização do quadro de funcionários, dessa maneira melhoramos significativamente e ampliamos o atendimento em relação a gestões anteriores, o que se comprova com a ampla procura pelos serviços da Maternidade de Seropédica, até mesmo por pessoas de outros municípios. Antes eram as nossas gestantes que se deslocavam para municípios vizinhos, agora nós é que recebemos as grávidas de outros municípios, tudo isso graças à qualidade da nossa Maternidade”, comemorou o prefeito Martinazzo.

A pequena Elloá nasceu de um parto natural e vem recebendo os mimos da equipe da maternidade e, é claro, de toda a família. A mãe de Elloá, Karolina Pimenta, comemora o nascimento da primogênita. O pai da menina, Vinícius Moraes, muito orgulhoso da filha, não se cansa de exibir a menina para todos. “Agora vou para casa mostrar a foto da minha princesa para toda a família”, disse entusiasmado.

O Hospital Maternidade conta com 27 leitos, 1 sala de parto, 1 sala de pré parto, 1 centro cirúrgico composto com três salas de cirurgia, consultório, enfermarias, berçário, sala de repouso e administração. “Temos proporcionado às gestantes a melhor estrutura possível no que diz respeito à comodidade e tratamentos, por isso, nossa Maternidade tem sido procurada por grávidas de outros municípios e somos considerados com referência entre as Maternidades da Baixada Fluminense. Tudo isso graças a um trabalho realizado com seriedade”, afirmou Dr.º César Cilento, secretário de Saúde e Defesa Civil de Seropédica.

A unidade de saúde oferece diversos serviços, entre eles: Pré-Natal de Alto Risco; Núcleo de Atenção às Adolescentes; Ultrassonografias obstétricas, morfológicas e dopplerfluxometria; Núcleo de Avaliação de Danos Materno Fetais contando com Cardiotocografia e Ultrassonografia; Vacinação contra hepatite B e BCG em todos os recém nascidos e tríplice viral para todas as puérperas internadas; Teste de orelhinha; Teste do olhinho; Teste do coraçãozinho; Teste da Linguinha; Teste do pezinho. Além disso, possui ainda a filial do Cartório de 2º ofício de Justiça de Seropédica, que possibilita o registro dos recém-nascidos.

Por Hudson Glória/Tathiana Gama

Fotos: Tathiana Gama