GOVERNO DO ESTADO PROMOVE I CARAVANA FLUMINENSE DE TEATRO & LITERATURA EM SEROPÉDICA

Centro Cultural de Seropédica (CCS) recebeu atividades do evento

A I caravana Fluminense de Teatro & Literatura do Governo do Estado encerrou as atividades do mês de agosto em Seropédica, a segunda parada foi no último sábado, 29, no Centro Cultural Seropédica (CCS)._DSC0070

O projeto realizado pela Secretaria de Estado de Cultura é feito em parceria com a Escola Técnica Estadual de Teatro Martins Pena (FAETEC) e com a editora Cobogó, além de contar com o apoio das prefeituras dos municípios.
Assim como na primeira edição da caravana, realizada em Nova Iguaçu, o CCS recebeu espetáculos de alunos formandos em artes cênicas e de grupos locais, além de um bate-papo sobre a interação entre as produções teatrais e literárias.

A viagem cultural tem o propósito de levar espetáculos de produção acadêmica e debates sobre a relação do teatro com a literatura para os municípios e promover o intercâmbio entre artistas. A Subsecretária de Cultura de Seropédica, Nádia Alvarez, responsável por coordenar as atividades do CCS, esteve presente juntamente com a Subsecretária de Ensino do município, Eliana Cristina, ambas representaram à Secretária de Educação, Cultura e Esporte Lúcia Baroni.

_DSC0097O intercâmbio entre os artistas é de extrema importância para o desenvolvimento das habilidades, assim, ampliamos os conhecimentos daqueles que participam das oficinas do CCS e brindamos à população com espetáculos gratuitos e de qualidade. O CCs realiza diversos eventos, e queremos que a população participe cada vez mais”, declarou Lúcia Baroni.

Em Seropédica a programação começou com a apresentação do espetáculo teatral “As mil e uma noites”, escrito e dirigido por Carolina Ferreira, da Cia de Teatro de Seropédica. A maratona teatral seguiu com a encenação de “O despertar da primavera”, clássico texto do dramaturgo alemão Frank Wedekind, as personagens da peça, que foi censurada ao longo dos anos por problematizar a opressão sexual na sociedade alemã no fim do século XIX, são alunos formandos da Escola Técnica Estadual Martins Pena. A direção musical é de Cyrano Moreno, sob a orientação de Zeca Silveira.

Após o fim da apresentação aconteceu uma discussão literária com um debate sobre o tema “Teatro e Literatura? Que conversa é essa?”. O bate-papo buscou abordar pontos de interseção entre a dramaturgia e a criação literária e contou com a participação de Carolina Ferreira e Cyrano Moreno.

Seropédica foi o segundo município a receber a Caravana, que até dezembro ainda passará por mais dez municípios do Estado do Rio de Janeiro. Nos próximos meses a trupe irá seguir viagem por Queimados, Casimiro de Abreu, Cordeiro, Tanguá, Quissamã, Macuco, Santa Maria Madalena, Magé, Itaboraí, Volta Redonda e Barra do Piraí.
Estamos empenhados em democratizar o acesso à Cultura em Seropédica, o CCS está de portas abertas à população e aos artistas, oferecemos diversas atividades culturais gratuitas, além de oficinas culturais que visam desenvolver os talentos artísticos de Seropédica”, enfatizou o Prefeito Martinazzo.

Texto: Ana Paula Jacintho

Edição: Hudson Glória