GOVERNO DO ESTADO E PREFEITURA PROMOVEM CAPACITAÇÃO PARA VETERINÁRIOS EM SEROPÉDICA

Nesta terça-feira (02) o Governo do Estado do Rio de Janeiro, em parceria com a Prefeitura de Seropédica, promoveu uma capacitação direcionada a médicos veterinários do município que estão cadastrados para participarem da vacinação contra Brucelose que será coordenada pela Secretaria de Estado de Agricultura e Pecuária (Seapec) através do Sistema de Integração Agropecuária.WhatsApp-Image-20160802 (3)

A Brucelose é uma zoonose causada por uma bactéria chamada Brucella SP, que causa enfermidades em bovinos, bubalinos, ovinos, caprinos, suínos, cavalos e outros mamíferos. Os principais problemas causados por essa bactéria são: aumento de intervalo entre partos, abortos involuntários, saúde debilitada das crias, esterilidade, perda de matrizes e reprodutores, além da diminuição da produção de carne e leite. A vacinação contra Brucelose é obrigatória no Estado do Rio de Janeiro para fêmeas bovinas e bubalinas de 3 a 8 meses de idade.

Através da Secretaria de Ambiente e Agronegócios o Governo do Estado realizou uma capacitação de extrema importância para os veterinários do município, e que contou com participação de representantes da Prefeitura de Seropédica. Temos em nosso município, a partir de agora, profissionais aptos a realizarem a vacinação contra Brucelose”, afirmou o secretário de Ambiente e Agronegócios Ademar Quintella.b (1)

O curso foi ministrado pela médica veterinária Lilia A. Marques, da Seapec, e consistiu na apresentação de métodos preventivos como a vacinação de bezerras com a vacina B19. A médica veterinária em questão é responsável pelo Núcleo de Defesa Agropecuária do Rio de Janeiro e pelo Programa Nacional de Controle e Erradicação de Brucelose e Tuberlucose, além de fazer parte da coordenação da vacinação de fêmeas das propriedades rurais do Estado do Rio de Janeiro.

A aplicação das vacinas é exclusiva aos médicos veterinários cadastrados na Secretaria de Estado de Agricultura e Pecuária. Participaram da capacitação, representando o município de Seropédica, os médicos veterinários e técnicos da Secretaria Municipal de Ambiente e Agronegócios de Seropédica, Elineu de Souza e Quéssia Nunes, além dos veterinários Avelino Bittencourt, Gabriela Ferreira, Jaci de Almeida e Osvaldo Resende.WhatsApp-Image-20160802 (1)

Nossa parceria com o Estado tem proporcionado benefícios ao município em diversos níveis. A capacitação que foi realizada ampliou os conhecimentos dos técnicos da Prefeitura de Seropédica e de alguns veterinários do município que participaram, agora poderemos atuar com conceitos mais atualizados a respeito do combate à Brucelose e outros males que afligem os animais”, completou o prefeito de Seropédica, Alcir Martinazzo.

Por Hudson Glória

Fotos: Luiz Calderini